Produção industrial cresce 0,7% em julho

Por Yan Cattani, economista da Área de Indicadores e Estudos Econômicos da Boa Vista SCPC  

Segundo o IBGE, a produção industrial teve alta de 0,7% em julho, na comparação mensal dos dados dessazonalizados. O resultado ficou acima da média prevista pelo mercado, que apontava alta de 0,5%, na mesma base de comparação.

A configuração geral pela avaliação por categorias de uso ficou da seguinte maneira: Bens de Consumo 7,1%, Bens intermediários -0,3% e Bens de capital 16,7%.

Nos resultados acumulados em 12 meses, a queda foi intensificada, passando de -0,6% em junho para -1,2% nesta última aferição. A abertura de Bens de Capital obteve primeiro resultado negativo, passando de 1,5% para -0,1%, Bens intermediários passou de -1,3% em junho para -1,8% em julho e Bens de consumo também recuaram atingindo -0,8%.

Foi o primeiro resultado de alta na margem após quatro meses. Ainda assim, o resultado não foi suficiente para elevar as expectativas de crescimento no ano, que de acordo com o relatório Focus do Banco Central já prevê queda de -1,8% no ano. Assim sendo, acreditamos que a produção industrial dificilmente deverá apresentar crescimento no ano, mantendo nossa expectativa de queda para o setor em -2,0%.

pim jul14

Posts relacionados

Número de novas empresas aumentou 6,6% no 1º trimestre de 2017, segundo Boa Vista SCPC

No 1º trimestre de 2017 o número de novas empresas cresceu 6,6% em relação ao mesmo período de 2016 (análise interanual), segundo levantamento da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), com abrangência nacional. Em relação ao 4º trimestre de 2016 houve aumento de 29,2%. Forma jurídica Na análise por classificação de forma…

Inadimplência das empresas inicia 2017 com queda de 0,3%, diz a Boa Vista SCPC

A inadimplência das empresas em todo o país caiu 0,3% no 1º trimestre de 2017 quando comparada ao mesmo trimestre do ano anterior, de acordo com dados da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Depois de três anos consecutivos de alta do indicador na comparação interanual (1º tri de 2017 contra o…

Boa Vista SCPC: inadimplência do consumidor paulistano caiu 4,3% no 1º trimestre

A inadimplência do consumidor na cidade de São Paulo teve queda de 4,3% no acumulado do ano (1º trimestre de 2017 contra o mesmo período do ano passado), de acordo com os dados da Boa Vista SCPC. Na comparação interanual (março-17 contra março-16), a inadimplência retraiu 8,4%. Contra o mês anterior (março-17 contra fevereiro-17) houve…