Abrandamento do PIB chinês realça os desafios para implementar reformas

Por José Valter Martins de Almeida, da RC Consultores

A Agência Nacional de Estatísticas da China divulgou que o PIB de 2013 acumulou alta de 7,7%, contra 7,8% observado no ano anterior. Esse resultado ficou acima da meta do governo, que era de um crescimento anual de 7,5%. A produção industrial avançou 9,7% em dezembro na comparação com dezembro de 2012. O varejo teve um crescimento de 13,6% sobre o ano anterior. A maior alta ficou com o investimento em ativos fixos, que teve um aumento de 19,6% em 2013 em comparação com o ano de 2012.

O crescimento da economia chinesa no ano passado deveu-se em larga escala ao pequeno estímulo do investimento no último trimestre do ano, que contribuiu com um impulso temporário. A China enfrenta problemas estruturais não desprezíveis. O crédito para empresas e entes governamentais aumentou exponencialmente desde 2009 para não permitir o desemprego no estouro da bolha americana. No período de 2007 a 2012 o crédito total subiu 170%. Entre os BRICs, a China é a economia com maior alavancagem em crédito corporativo. A previsão para 2014 aponta para um crescimento abaixo dos 7,5% de 2013, como consequência das reformas da administração de Xi Jinping para corrigir desequilíbrios resultantes da política expansionista dos últimos anos, apoiada no crédito e investimento.

Ed.348

Comentários

comentários

Posts relacionados

Uso de certificado digital na entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física garante segurança e agilidade aos contribuintes

Contribuintes com rendimentos tributáveis superiores a R$ 28.559,70 no ano de 2016 precisam entregar, obrigatoriamente, até o dia 28 de abril a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física – DIRF 2017. Para tornar essa obrigação junto à Receita Federal mais simples, rápida e prática, com a segurança da transmissão de informações pelo ambiente online,…

Maioria dos consumidores afirma ter perfil equilibrado quanto aos seus hábitos de consumo, revela pesquisa da Boa Vista SCPC

A maioria dos entrevistados (59%) em pesquisa inédita desenvolvida pela Boa Vista SCPC afirma ter um perfil equilibrado quando questionada sobre os seus hábitos de compra. Outros 28% dizem ter perfil conservador, e 13% afirmam ser consumistas. O levantamento da Boa Vista SCPC, elaborado com 1.169 entrevistados, em todo o Brasil, no período entre 31…

Parceria ADASP com a Boa Vista SCPC possibilita a ampliação de resultados

A Boa Vista SCPC tem parceria com mais de 2.200 entidades de classes representativas em todo o Brasil. Destaca-se também pela inovação e contínuo investimento em tecnologia para desenvolvimento de soluções que antecipem as principais demandas do mercado. Possui um time com centenas de profissionais especializados em modelagem estatística de informações, o que garante produtos…