Atividade industrial chinesa apresenta expansão

Por José Valter Martins de Almeida, da RC Consultores

Resultado preliminar do Índice de Compras de Gerentes (PMI) da China ficou em 50,4 em novembro, acima dos 49,5 de outubro. Esse resultado mostra que a atividade econômica chinesa se expandiu pela primeira vez em treze meses, depois de sete trimestres consecutivos de desaceleração. O impulso foi dado por um aumento nas encomendas para os exportadores chineses e por um aquecimento da demanda doméstica, depois de medidas de estímulo adotadas pelo governo chinês.

Esse resultado deve ser observado com cuidado. Embora as medidas de estímulo como o aumento de projetos de infraestrutura e redução nas restrições ao crédito tenham ajudado a expandir a atividade industrial, a China tem sérios problemas econômicos como a bolha imobiliária e um sistema financeiro vulnerável. O crescimento econômico para 2013 deve ficar em torno de 7%, abaixo da média de 10% dos últimos anos.

Ed.75

Comentários

comentários

Posts relacionados

Boa Vista SCPC: Demanda por Crédito do Consumidor sobe 1,4% em janeiro

Contudo, na avaliação dos valores acumulados em 12 meses houve queda de 9,2% A Demanda por Crédito do Consumidor, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), aumentou 1,4% em janeiro, na avaliação dessazonalizada contra dezembro. Porém, na avaliação dos valores acumulados em 12 meses (fevereiro de 2016…

Boa Vista SCPC: recuperação de crédito sobe 3,0% em janeiro

O indicador de recuperação de crédito – obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplentes da base do crédito– apontou elevação de 3,0% na análise mensal contra dezembro, descontados os efeitos sazonais. Já na variação acumulada em 12 meses apresentou alta de 2,7%, enquanto na análise interanual (mesmo mês de 2016) houve…

81% dos consumidores esperam que em 2017 a relação entre recebimento e gastos melhore, segundo Boa Vista SCPC

A maioria dos entrevistados (81%) na Pesquisa Perfil do Inadimplente, da Boa Vista SCPC, espera que em 2017 a relação entre recebimentos e gastos esteja melhor do que a existente no 4º trimestre de 2016, período no qual o levantamento foi elaborado contendo a participação de consumidores de todo o país. Em dezembro de 2015,…