Bônus de províncias da China causam preocupação

Por José Valter Martins de Almeida, da RC Consultores

A ShineWing, uma das principais empresas de auditoria chinesa, parou de respaldar as emissões de bônus de governos locais da China. Seu principal executivo advertiu que o endividamento dos governos locais está “fora de controle”. A emissão de títulos de dívida dos governos locais alargou depois de 2008, quando Pequim afrouxou as restrições à captação de empréstimos para atenuar o impacto da crise financeira internacional. Estima-se que hoje essa dívida equivalha algo em torno de 30% do PIB.

Os governos das províncias, condados e vilarejos usam os recursos captados para investirem em projetos como praças públicas e reparos em estradas, que não geram retornos ou, se geram, são muito baixos. Para fazer a bicicleta andar, fazem novas dívidas para pagar as antigas. Embora no primeiro trimestre de 2013 os governos locais tenham emitido mais que o dobro em relação ao mesmo período de 2012, o crescimento da economia chinesa no primeiro trimestre desacelerou para 7,7%, abaixo do esperado. Tudo indica que, a exemplo da bolha imobiliária chinesa e do excesso de endividamento, essas dívidas tenham potencial explosivo de médio prazo na economia da China.

Ed.166

Comentários

comentários

Posts relacionados

Fazer parte do Cadastro Positivo passa a ser fundamental para o consumidor, afirma Boa Vista SCPC

Se por um lado a aprovação da Medida Provisória que tornará automática a adesão dos consumidores brasileiros ao banco de dados de bons pagadores, em virtude da alteração na Lei 12.414/2011 está, por tempo indeterminado, pendente em Brasília, por outro, passa a ser cada vez mais contundente a responsabilidade de o consumidor conhecer e entender…

Percentual de cheques devolvidos atinge 2,11% em maio, segundo Boa Vista SCPC

O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados[1] atingiu 2,11% em maio, registrando uma diminuição em relação ao mesmo mês do ano anterior, quando alcançou 2,33%. Na comparação mensal, o percentual de cheques devolvidos sobre movimentados obteve leve aumento (em abril o nível foi de…

Movimento do Comércio sobe 2,7% em maio, diz Boa Vista SCPC

Informações do varejo apuradas pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) apontam que o Movimento do Comércio subiu 2,7% em maio, considerando os dados mensais com ajuste sazonal. Na avaliação acumulada em 12 meses (junho de 2016 até maio de 2017 frente ao mesmo período do ano anterior) houve queda de 3,0%…