Brasil é avaliado como medianamente preparado para enfrentar crise

Por José Valter Martins de Almeida, da RC Consultores

Em seu relatório 2013 o Fórum Econômico Mundial divulgou uma avaliação sobre os países mais bem preparados para enfrentar riscos globais, como a atual crise financeira, mudanças climáticas, desastres naturais e pandemias. Dos 139 países analisados, o Brasil ocupa apenas o 45º lugar, próximo a países que atravessam grave crise, como Portugal, 51º e Espanha, 53º. Lidera o ranking, como o mais bem preparado, Cingapura. Canadá ocupa o 4º lugar e Alemanha o 17º.  Nas duas últimas posições estão Argentina e Venezuela, respectivamente. O fator mais importante, para os autores do levantamento, está na capacidade de enfrentar uma crise econômica de graves proporções.

Como a capacidade de enfrentar uma crise depende da política econômica adotada pelo governo, a avaliação mostra que algo não está ainda funcionando adequadamente na atual política econômica do Brasil. E o ponto é: o modelo de alto consumo se esgotou. A taxa investimento no Brasil, em torno de 18,5%, é muito baixa. O aumento do investimento depende de desoneração e simplificação fiscal, além do maior controle da despesa corrente do governo. Sem mudanças no atual modelo, no relatório de 2014, o Brasil continuará mostrando sua fragilidade para enfrentar uma crise econômica.

Ed.105

Comentários

comentários

Posts relacionados

Percentual de cheques devolvidos atinge 1,79% em agosto

O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados atingiu 1,79% em agosto, registrando considerável redução em relação ao mesmo mês do ano anterior (-0,34 p.p.). Na comparação mensal, o percentual de cheques devolvidos sobre movimentados diminuiu frente a julho (quando o nível foi de 1,90%),…

Para 46% dos consumidores, o Cadastro Positivo tem como principal benefício auxiliar na obtenção de crédito e contratação de financiamentos

Em pesquisa inédita com consumidores de todo o Brasil, a Boa Vista SCPC identificou que para 46% dos entrevistados, o Cadastro Positivo tem como principal objetivo auxiliar na obtenção de crédito e na contratação de financiamentos. Outros 26% acreditam que o banco de dados com informações positivas sobre consumidores classifica de forma mais assertiva e…

Movimento do Comércio sobe 2,2% em agosto

O Indicador Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo o Brasil, subiu 2,2% em agosto quando comparado a julho na análise com ajuste sazonal, de acordo com os dados apurados pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Na avaliação acumulada em 12 meses (setembro de 2016…