Brasil perde competitividade com escoamento de produção agrícola

Por José Valter Martins de Almeida, da RC Consultores

O diretor da Secretaria de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Benedito Espírito Santo, alertou que o escoamento de grãos e de carnes é preocupante. O Brasil perde competitividade no transporte. A situação pode ficar ainda pior se for levado em consideração o potencial de exportação do Mato Grosso, onde há crescimento de área, mas a produtividade já está no limite.

O agronegócio gerou, até agosto, um superávit comercial de US$ 57,7 bilhões, 11,3% maior que o do mesmo período de 2012. O Brasil se consolida como um exportador de 20 milhões de toneladas de milho. O PIB do agronegócio cresceu 3,3% até julho deste ano, segundo o Cepea, e corresponde a cerca de 23% do PIB total. Deverá contribuir com cerca da metade do crescimento econômico deste ano. Grandes investimentos, sobretudo privados, transformaram o Brasil em um dos mais competitivos do mundo no agronegócio. O governo deveria reconhecer a importância do setor e o quanto o Brasil depende do agronegócio para tornar urgente a redução dos custos logísticos da atividade.

Ed.300

Comentários

comentários

Posts relacionados

Consumidores ganham versão digital e gratuita do Score Boa Vista

Depois lançar com pioneirismo a consulta online e gratuita de CPF, que já beneficiou milhões de consumidores ao longo de cinco anos de norte a sul do Brasil, e de disponibilizar o score aos consumidores em meios tradicionais, a Boa Vista SCPC agora fornece a pontuação (score) aos consumidores, gratuitamente, de forma rápida, simples e…

Percentual de cheques devolvidos atinge 2,10% em abril, segundo Boa Vista SCPC

O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados atingiu 2,10% em abril, registrando uma diminuição em relação ao mesmo mês do ano anterior, quando alcançou 2,33%. Na comparação mensal o percentual de cheques devolvidos sobre movimentados obteve diminuição (em março o nível foi de 2,29%),…

Boa Vista SCPC: Demanda por Crédito do Consumidor cai 2,3% em abril

A Demanda por Crédito do Consumidor caiu 2,3% em abril com ajuste sazonal frente a março, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Já na avaliação dos valores acumulados em 12 meses (maio de 2016 até abril de 2017 frente aos 12 meses antecedentes) houve desaceleração da…