Brasil perde competitividade com escoamento de produção agrícola

Por José Valter Martins de Almeida, da RC Consultores

O diretor da Secretaria de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Benedito Espírito Santo, alertou que o escoamento de grãos e de carnes é preocupante. O Brasil perde competitividade no transporte. A situação pode ficar ainda pior se for levado em consideração o potencial de exportação do Mato Grosso, onde há crescimento de área, mas a produtividade já está no limite.

O agronegócio gerou, até agosto, um superávit comercial de US$ 57,7 bilhões, 11,3% maior que o do mesmo período de 2012. O Brasil se consolida como um exportador de 20 milhões de toneladas de milho. O PIB do agronegócio cresceu 3,3% até julho deste ano, segundo o Cepea, e corresponde a cerca de 23% do PIB total. Deverá contribuir com cerca da metade do crescimento econômico deste ano. Grandes investimentos, sobretudo privados, transformaram o Brasil em um dos mais competitivos do mundo no agronegócio. O governo deveria reconhecer a importância do setor e o quanto o Brasil depende do agronegócio para tornar urgente a redução dos custos logísticos da atividade.

Ed.300

Comentários

comentários

Posts relacionados

47% dos consumidores inadimplentes estão muito endividados, revela pesquisa da Boa Vista SCPC

O nível de endividamento elevado (muito endividado) atinge 47% dos consumidores inadimplentes, ou seja, que estão com o “nome sujo”, de acordo com a pesquisa nacional Perfil do Consumidor Inadimplente, realizada pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), com cerca de 1.500 respondentes. Em seguida, 26% se dizem mais ou menos endividados,…

Boa Vista SCPC: recuperação de crédito cai 1,1% no semestre

O indicador de recuperação de crédito – obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplentes da base da Boa Vista SCPC – apontou queda de 1,1% no 1º semestre do ano quando comparado ao mesmo período do ano anterior. Na variação acumulada em 12 meses (julho de 2016 até junho de 2017)…

Inadimplência do consumidor cai 0,8% no 1º semestre, diz Boa Vista SCPC

A inadimplência do consumidor caiu 0,8% no 1º semestre de 2017, na comparação com o 1º semestre de 2016, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC. Na avaliação acumulada em 12 meses (julho de 2016 até junho de 2017 frente aos 12 meses antecedentes) houve retração de 3,1%. Na avaliação mensal dessazonalizada, a…