Crescimento da economia este ano deve ficar acima de 1,5%

Por José Valter Martins de Almeida, da RC Consultores

A pesquisa Focus do Banco Central divulgada hoje aponta que os economistas das instituições financeiras reduziram a projeção de crescimento da economia neste ano para 1,24%, ante 1,44% na semana anterior. A estimativa do mercado vem se reduzindo desde maio, quando chegou a projetar crescimento de 1,69%. A redução desta semana é consequência da divulgação do IBC-br de abril, que avançou apenas 0,1% em abril frente a março. Em comparação com abril de 2013, houve forte redução, com queda de 2,3%.

De fato a retração de 0,4% no volume de vendas do varejo e a queda na produção industrial de 0,3% foram os responsáveis pelo mau desempenho da atividade econômica no início do segundo trimestre. No entanto, a RC Consultores acredita que o crescimento do PIB este ano deve ser superior a 1,5%. Se por um lado a produção industrial deve continuar se retraindo, por outro, o setor agropecuário permanece dinâmico. O setor de serviços deve contribuir positivamente no resultado do PIB. Além do crescimento ainda inercial das vendas do varejo, haverá o efeito da Copa do Mundo nas cidades-sede (regiões onde a pesquisa é feita), que não é desprezível. Soma-se a isso o forte efeito multiplicador que a renda do agronegócio tem sobre o setor de serviços.

Comentários

comentários

Posts relacionados

Percentual de cheques devolvidos atinge 1,79% em agosto

O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados atingiu 1,79% em agosto, registrando considerável redução em relação ao mesmo mês do ano anterior (-0,34 p.p.). Na comparação mensal, o percentual de cheques devolvidos sobre movimentados diminuiu frente a julho (quando o nível foi de 1,90%),…

Para 46% dos consumidores, o Cadastro Positivo tem como principal benefício auxiliar na obtenção de crédito e contratação de financiamentos

Em pesquisa inédita com consumidores de todo o Brasil, a Boa Vista SCPC identificou que para 46% dos entrevistados, o Cadastro Positivo tem como principal objetivo auxiliar na obtenção de crédito e na contratação de financiamentos. Outros 26% acreditam que o banco de dados com informações positivas sobre consumidores classifica de forma mais assertiva e…

Movimento do Comércio sobe 2,2% em agosto

O Indicador Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo o Brasil, subiu 2,2% em agosto quando comparado a julho na análise com ajuste sazonal, de acordo com os dados apurados pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Na avaliação acumulada em 12 meses (setembro de 2016…