Crescimento dos emergentes é desigual

Por José Valter Martins de Almeida, da RC Consultores

O Banco Goldman Sachs prevê que o crescimento do PIB global entre 2011 e 2020 seja de 4,1%. Nas três décadas anteriores este crescimento foi de 3,5%. O mais significativo é a origem deste crescimento. Ele se deve aos mercados emergentes. Os BRICs criaram em 2011 uma Itália em termos de produção econômica. O crescimento da China, em torno de 8%, equivale a um crescimento de 4% para os Estados Unidos. A China produz uma Grécia a cada 12 semanas e meia. Nos três anos de 2010 a 2012, a China criou uma índia.

O que chama a atenção é o crescimento desigual dos BRICs, em particular o fraco crescimento do Brasil. Enquanto no Brasil as reformas, sobretudo a fiscal, são postergadas, o México embarcou num programa de reformas que deve garantir ao país um crescimento perto do topo dos países da OCDE. A agenda inclui a expansão da base tributária para reduzir a dependência na receita do petróleo e alteração constitucional para permitir que a estatal Petromex entre em joint ventures com empresas estrangeiras, o que poderia permitir a economia do México se beneficiar da mesma revolução do xisto e do gás que está gerando um enorme impulso nos Estados Unidos. O Brasil deve ficar atento ao que se passa com alguns de seus vizinhos.

Ed.146

Comentários

comentários

Posts relacionados

Boa Vista SCPC: Demanda por Crédito do Consumidor cai 2,3% em abril

A Demanda por Crédito do Consumidor caiu 2,3% em abril com ajuste sazonal frente a março, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Já na avaliação dos valores acumulados em 12 meses (maio de 2016 até abril de 2017 frente aos 12 meses antecedentes) houve desaceleração da…

Movimento do Comércio cai 1,0% em abril, diz Boa Vista SCPC

Dados do varejo apurados pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), apontam que o Movimento do Comércio caiu 1,0% em abril, considerando as informações mensais com ajuste sazonal. Na avaliação acumulada em 12 meses (maio de 2016 até abril de 2017) houve queda de 3,4% frente aos 12 meses antecedentes. Já na…

Vendas para o dia das mães crescem 1,6% em 2017, apura Boa Vista SCPC

As vendas do comércio para o Dia das Mães cresceram 1,6% em 2017, em comparação a 2016, de acordo com os dados de abrangência nacional, da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Segunda data comemorativa mais importante do comércio, o Dia das Mães trouxe boas notícias aos varejistas, uma vez que apresentou…