Declaração de Mantega faz subir juros futuros

Por José Valter Martins de Almeida, da RC Consultores  

“O câmbio não é instrumento para controlar a inflação. O instrumento  do Banco Central para controlar a inflação são os juros”, declarou Mantega, na última sexta-feira,  antes do início da reunião de ministros do G20 em Moscou.  Essa declaração veio logo após outra, também pelo ministro, um pouco antes do carnaval, de que o governo não permitiria o dólar a R$ 1,85.  A fala de Mantega foi interpretada pelo mercado de que as taxas de juros podem voltar a subir ainda neste semestre. O movimento já começou na sexta-feira. O contrato DI com prazo em janeiro de 2014 subiu de 7,41% para 7,62%.

Mas será que isso vai mesmo ocorrer? A elevação da taxa de juro real pode ter o efeito de elevar a taxa de desemprego. Pode também trazer a valorização do real pela entrada de capitais para fazer arbitragens de juros.  Esses efeitos não parecem ser aceitáveis por Brasília. Taxas de juros e desemprego baixas são âncoras políticas do governo Dilma. Tudo será feito para mantê-las assim até as próximas eleições em 2014.

Ed.125

Comentários

comentários

Posts relacionados

Percentual de cheques devolvidos atinge 2,10% em abril, segundo Boa Vista SCPC

O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados atingiu 2,10% em abril, registrando uma diminuição em relação ao mesmo mês do ano anterior, quando alcançou 2,33%. Na comparação mensal o percentual de cheques devolvidos sobre movimentados obteve diminuição (em março o nível foi de 2,29%),…

Boa Vista SCPC: Demanda por Crédito do Consumidor cai 2,3% em abril

A Demanda por Crédito do Consumidor caiu 2,3% em abril com ajuste sazonal frente a março, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Já na avaliação dos valores acumulados em 12 meses (maio de 2016 até abril de 2017 frente aos 12 meses antecedentes) houve desaceleração da…

Movimento do Comércio cai 1,0% em abril, diz Boa Vista SCPC

Dados do varejo apurados pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), apontam que o Movimento do Comércio caiu 1,0% em abril, considerando as informações mensais com ajuste sazonal. Na avaliação acumulada em 12 meses (maio de 2016 até abril de 2017) houve queda de 3,4% frente aos 12 meses antecedentes. Já na…