Declaração de Mantega faz subir juros futuros

Por José Valter Martins de Almeida, da RC Consultores  

“O câmbio não é instrumento para controlar a inflação. O instrumento  do Banco Central para controlar a inflação são os juros”, declarou Mantega, na última sexta-feira,  antes do início da reunião de ministros do G20 em Moscou.  Essa declaração veio logo após outra, também pelo ministro, um pouco antes do carnaval, de que o governo não permitiria o dólar a R$ 1,85.  A fala de Mantega foi interpretada pelo mercado de que as taxas de juros podem voltar a subir ainda neste semestre. O movimento já começou na sexta-feira. O contrato DI com prazo em janeiro de 2014 subiu de 7,41% para 7,62%.

Mas será que isso vai mesmo ocorrer? A elevação da taxa de juro real pode ter o efeito de elevar a taxa de desemprego. Pode também trazer a valorização do real pela entrada de capitais para fazer arbitragens de juros.  Esses efeitos não parecem ser aceitáveis por Brasília. Taxas de juros e desemprego baixas são âncoras políticas do governo Dilma. Tudo será feito para mantê-las assim até as próximas eleições em 2014.

Ed.125

Comentários

comentários

Posts relacionados

Boa Vista SCPC leva consulta de CPF e palestra de orientação financeira ao I Tratamento do Superendividado no Jaraguá

No I Tratamento do Superendividado na Periferia, promovido pela Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, por meio do Procon-SP e do Centro de Integração da Cidadania, que acontecerá na próxima sexta-feira, dia 28 de julho, no bairro do Jaraguá, em São Paulo, a Boa Vista SCPC estará presente com uma série de serviços…

Demanda por Crédito do Consumidor cai 0,7% no 1º semestre, segundo Boa Vista SCPC

A Demanda por Crédito do Consumidor caiu 0,7% no 1º semestre de 2017, em comparação ao 1º semestre de 2016, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Na avaliação interanual, junho apresentou estabilidade nos dados, enquanto nos valores acumulados em 12 meses (julho de 2016 até junho…

Movimento do Comércio cai 3,2% no 1º semestre, diz Boa Vista SCPC

O Indicador Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo o Brasil, caiu 3,2% no acumulado no ano (1º semestre de 2017 contra o mesmo período do ano passado), de acordo com os dados apurados pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Na avaliação acumulada em 12…