Embargo da Rússia à Europa cria oportunidade para o Brasil

Por José Valter Martins de Almeida, da RC Consultores

A Rússia proibiu, no início do mês, a importação de produtos alimentares da Europa e EUA, durante um ano, em retaliação às sanções devido à crise na Ucrânia. Essa decisão afeta diretamente os exportadores europeus para a Rússia. A Europa vendeu em 2013 para a Rússia quase dois bilhões de euros em frutas e legumes. Estima-se que a perda deste mercado representa cerca de 6% da produção na UE e 0,05% do PIB da região.

Embora a Rússia possua uma das maiores áreas de terra arável per capita do mundo, 40% do abastecimento de alimentos do país depende de importações. O governo tenta aproveitar esse evento e aposta na autossuficiência alimentar da Rússia. Mas parece uma meta difícil de alcançar. Ao menos, no médio prazo. Os próprios agricultores russos reconhecem a dificuldade e afirmam que seriam necessários anos de trabalho árduo, além de investimentos enormes e abrangentes para mudar o quadro atual. Desde o colapso da URSS, em 1991, a área total cultivada caiu quase 20%, de mais de 90 milhões de hectares para 73 milhões. A retaliação da Rússia deve custar anualmente à Europa US$ 6,7 bilhões devido à produção perdida. O Brasil pode se beneficiar desta medida. Nossas exportações para a Rússia atingem apenas 1,5% do total exportado. Abre-se uma janela de oportunidade para o agronegócio. Não deveríamos perdê-la.

Comentários

comentários

Posts relacionados

Uso de certificado digital na entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física garante segurança e agilidade aos contribuintes

Contribuintes com rendimentos tributáveis superiores a R$ 28.559,70 no ano de 2016 precisam entregar, obrigatoriamente, até o dia 28 de abril a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física – DIRF 2017. Para tornar essa obrigação junto à Receita Federal mais simples, rápida e prática, com a segurança da transmissão de informações pelo ambiente online,…

Maioria dos consumidores afirma ter perfil equilibrado quanto aos seus hábitos de consumo, revela pesquisa da Boa Vista SCPC

A maioria dos entrevistados (59%) em pesquisa inédita desenvolvida pela Boa Vista SCPC afirma ter um perfil equilibrado quando questionada sobre os seus hábitos de compra. Outros 28% dizem ter perfil conservador, e 13% afirmam ser consumistas. O levantamento da Boa Vista SCPC, elaborado com 1.169 entrevistados, em todo o Brasil, no período entre 31…

Parceria ADASP com a Boa Vista SCPC possibilita a ampliação de resultados

A Boa Vista SCPC tem parceria com mais de 2.200 entidades de classes representativas em todo o Brasil. Destaca-se também pela inovação e contínuo investimento em tecnologia para desenvolvimento de soluções que antecipem as principais demandas do mercado. Possui um time com centenas de profissionais especializados em modelagem estatística de informações, o que garante produtos…