Inadimplência das empresas, em especial as médias, merece atenção

Por José Valter Martins de Almeida, da RC Consultores

Dados do Banco Central mostram que a inadimplência das pessoas jurídicas em julho ficou em 4% da carteira, patamar historicamente elevado. O segmento mais atingido é o de médias empresas.

A baixa atividade econômica ao longo deste ano e a inadimplência dos consumidores impactando de forma negativa o fluxo de caixa das empresas ajudam a explicar esse quadro. A situação merece atenção uma vez que bancos que tradicionalmente operam no segmento de “middle market” estão se reposicionando para financiar empresas de porte maior, evitando o segmento de pior risco de crédito. Operações ditas estruturadas também devem ser observadas com atenção, sobretudo as que receberam notas elevadas de algumas agências de avaliação de crédito.

Ed.28

Comentários

comentários

Posts relacionados

Boa Vista SCPC leva consulta de CPF e palestra de orientação financeira ao I Tratamento do Superendividado no Jaraguá

No I Tratamento do Superendividado na Periferia, promovido pela Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, por meio do Procon-SP e do Centro de Integração da Cidadania, que acontecerá na próxima sexta-feira, dia 28 de julho, no bairro do Jaraguá, em São Paulo, a Boa Vista SCPC estará presente com uma série de serviços…

Demanda por Crédito do Consumidor cai 0,7% no 1º semestre, segundo Boa Vista SCPC

A Demanda por Crédito do Consumidor caiu 0,7% no 1º semestre de 2017, em comparação ao 1º semestre de 2016, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Na avaliação interanual, junho apresentou estabilidade nos dados, enquanto nos valores acumulados em 12 meses (julho de 2016 até junho…

Movimento do Comércio cai 3,2% no 1º semestre, diz Boa Vista SCPC

O Indicador Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo o Brasil, caiu 3,2% no acumulado no ano (1º semestre de 2017 contra o mesmo período do ano passado), de acordo com os dados apurados pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Na avaliação acumulada em 12…