IPCA de janeiro é o maior desde 2005

Por José Valter Martins de Almeida, da RC Consultores

O IPCA de janeiro, considerado a inflação oficial do país, teve uma variação de 0,86%. Em janeiro de 2012 a variação foi de 0,56%. No acumulado de 12 meses até janeiro, o IPCA avançou 6,12%, contra 5,84% em dezembro, próximo dos 6,5% do teto da meta do governo. Os preços dos alimentos continuam pressionando a inflação. Alguns produtos do grupo alimentação tiveram oferta reduzida em função do clima, ocasionando fortes aumentos de preços. O maior impacto individual veio da alta do preço do cigarro que subiu 10,11% após o aumento no IPI.

Uma boa safra agrícola, redução nas tarifas de energia e a manutenção de um câmbio mais estável podem contribuir para uma desaceleração dos preços. No entanto, os reajustes dos preços das tarifas de transporte urbano, o reajuste dos preços dos combustíveis e a inflação de serviços, que continua em patamar elevado, ainda darão sua contribuição para a elevação do índice. A pergunta que o mercado continuará fazendo é se o atual patamar da taxa de juros corre risco de subir ou não. O governo lutará até o fim para não deixar que a subida da inflação obrigue o BC a rever a atual Selic, mínima histórica, de 7,25%.

Ed.121

Comentários

comentários

Posts relacionados

Percentual de cheques devolvidos atinge 2,29% em março, segundo Boa Vista SCPC

No mesmo mês do ano anterior, o percentual foi de 2,59% 20 de abril 2017 – O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados[1] atingiu 2,29% em março, registrando diminuição em relação ao mesmo mês do ano anterior, quando alcançou 2,59%. O que representa menos cheques…

Vendas para a Páscoa cresceram 2,2% em 2017, segundo Boa Vista SCPC

Dados da Boa Vista SCPC mostraram que em 2017 as vendas do comércio para a Páscoa cresceram 2,2% quando comparadas ao mesmo período do ano anterior. Em 2016 as vendas apresentaram queda de 5,8% e em 2015 a retração foi menos intensa (-0,3%). O resultado deste ano é o segundo negativo da série histórica, que…

Movimento do Comércio sobe 2,5% em março, aponta indicador da Boa Vista SCPC

Informações do varejo apuradas pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) apontam que o Movimento do Comércio subiu 2,5% em março, considerando os dados mensais com ajuste sazonal. Na avaliação acumulada em 12 meses (abril de 2016 até março de 2017) houve queda de 3,5% frente aos 12 meses antecedentes. Já na…