Papelão ondulado antecede indústria fraca

Por José Valter Martins de Almeida, da RC Consultores

O volume de vendas de papelão ondulado no Brasil caiu 3,4% em junho sobre igual período de 2013, segundo a ABPO (Associação Brasileira de Papelão Ondulado). Na comparação com igual mês do ano anterior, este foi o terceiro mês consecutivo de queda. No primeiro semestre a expedição registra ligeira queda, de 0,25%. O crescimento acumulado em 12 meses, que havia registrado alta de quase 3% em dezembro de 2013, recuou para apenas 0,9% em junho. Frente a maio, a retração foi de significativos 9,5%.

O papelão ondulado é largamente utilizado na produção de embalagens para a indústria em geral. Dado esta característica, é amplamente utilizado como indicador antecedente da evolução da produção industrial. A forte queda da venda no mês de junho corrobora a expectativa de fraco resultado da produção industrial nos próximos meses. Em junho a indústria, que já não vinha bem, foi ainda mais prejudicada pela realização da Copa do Mundo, pela redução do número de dias úteis e pela concessão de férias coletivas em alguns setores. A exceção pode ter sido o setor de bebidas. A RC Consultores espera uma retração da produção industrial este ano de apenas 0,5%, uma vez que o setor de extração mineral deve recuperar em grande parte as perdas de 2013.

Comentários

comentários

Posts relacionados

Maioria dos consumidores afirma ter perfil equilibrado quanto aos seus hábitos de consumo, revela pesquisa da Boa Vista SCPC

A maioria dos entrevistados (59%) em pesquisa inédita desenvolvida pela Boa Vista SCPC afirma ter um perfil equilibrado quando questionada sobre os seus hábitos de compra. Outros 28% dizem ter perfil conservador, e 13% afirmam ser consumistas. O levantamento da Boa Vista SCPC, elaborado com 1.169 entrevistados, em todo o Brasil, no período entre 31…

Parceria ADASP com a Boa Vista SCPC possibilita a ampliação de resultados

A Boa Vista SCPC tem parceria com mais de 2.200 entidades de classes representativas em todo o Brasil. Destaca-se também pela inovação e contínuo investimento em tecnologia para desenvolvimento de soluções que antecipem as principais demandas do mercado. Possui um time com centenas de profissionais especializados em modelagem estatística de informações, o que garante produtos…

Percentual de cheques devolvidos atingiu 2,06% em fevereiro, segundo Boa Vista SCPC

O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados atingiu 2,06% em fevereiro, registrando diminuição em relação a fevereiro de 2016, quando alcançou 2,22%. O percentual de cheques devolvidos sobre movimentados também recuou na comparação mensal (em janeiro o nível foi de 2,07%), sendo o resultado…