PIB 2013 escorrega mais na projeção do FOCUS

Por Paulo Rabello de Castro, da RC Consultores

O fraco desempenho do investimento e da indústria, apesar da pequena recuperação esboçada na virada do ano, praticamente enterra as chances de um crescimento do PIB acima de 3%. A última pesquisa FOCUS traz uma nova estimativa dos especialistas, colocando a projeção em 2,98%. O governo Dilma já está conformado com mais este desempenho sofrível da economia produtiva e a presidente usa outras estatísticas favoráveis em seus pronunciamentos, mormente as de geração de emprego, puxado pelo consumo e pelo crédito.

A projeção preponderante é que a próxima subida de juros pelo Banco Central – que pode ficar um meio ponto percentual – será um tranco mais agressivo no consumo do que a elevação anterior de 0,25%. O endurecimento do Bacen vem num “timing” ainda favorável ao futuro calendário eleitoral. O governo sofrerá mais críticas em 2013 pelo fraco desempenho produtivo. Mas contará com melhor resultado em 2014 para mostrar o primeiro ano de recuperação no mandato de Dilma e com isso calar os críticos. Tudo depende do rumo da inflação. A freada do Bacen agora pode trazer o alívio esperado no ritmo de alta dos preços. A aposta é grande, mas tem boa chance de vingar.

Ed.189

Comentários

comentários

Posts relacionados

Fazer parte do Cadastro Positivo passa a ser fundamental para o consumidor, afirma Boa Vista SCPC

Se por um lado a aprovação da Medida Provisória que tornará automática a adesão dos consumidores brasileiros ao banco de dados de bons pagadores, em virtude da alteração na Lei 12.414/2011 está, por tempo indeterminado, pendente em Brasília, por outro, passa a ser cada vez mais contundente a responsabilidade de o consumidor conhecer e entender…

Percentual de cheques devolvidos atinge 2,11% em maio, segundo Boa Vista SCPC

O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados[1] atingiu 2,11% em maio, registrando uma diminuição em relação ao mesmo mês do ano anterior, quando alcançou 2,33%. Na comparação mensal, o percentual de cheques devolvidos sobre movimentados obteve leve aumento (em abril o nível foi de…

Movimento do Comércio sobe 2,7% em maio, diz Boa Vista SCPC

Informações do varejo apuradas pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) apontam que o Movimento do Comércio subiu 2,7% em maio, considerando os dados mensais com ajuste sazonal. Na avaliação acumulada em 12 meses (junho de 2016 até maio de 2017 frente ao mesmo período do ano anterior) houve queda de 3,0%…