PIB cresceu apenas 0,9% em 2012

Por José Valter Martins de Almeida, da RC Consultores

Apesar dos sucessivos pacotes de estímulo ao crédito e desoneração tributária, a expansão do PIB foi de apenas 0,9%. Os investimentos foram a principal causa do baixo crescimento. A c (FBCF) recuou 4% em relação a 2011.    Esse resultado também foi impactado pelo recuo de 2,3% da agropecuária e pela queda de 0,8% da indústria. O consumo das famílias teve um crescimento de 3,1% e os serviços uma expansão de 1,7%. O resultado do PIB do Brasil em 2012 está entre os piores dos emergentes. O México cresceu 3,9%, o Peru, 6,3%, e a Rússia, 3,4%. China e Índia cresceram 7,8% e 5%, respectivamente.

O fraco crescimento do PIB e o recuo dos investimentos parecem demonstrar que o atual modelo de estímulo ao consumo se esgotou. A proporção entre o investimento e o PIB caiu de 19,3% em 2011 para 18,1% em 2012. Para este ano a taxa de investimento deve se situar entre 18,5% e 19%, número muito abaixo do necessário para que o Brasil cresça, de maneira sustentada, a 5%. O aumento do investimento depende, principalmente, da desoneração e simplificação fiscal. Sem reestruturar os sistemas de poupança e investimento, o Brasil vai continuar patinando em crescimento muito abaixo do potencial.

Ed.135

Comentários

comentários

Posts relacionados

Boa Vista SCPC leva consulta de CPF e palestra de orientação financeira ao I Tratamento do Superendividado no Jaraguá

No I Tratamento do Superendividado na Periferia, promovido pela Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, por meio do Procon-SP e do Centro de Integração da Cidadania, que acontecerá na próxima sexta-feira, dia 28 de julho, no bairro do Jaraguá, em São Paulo, a Boa Vista SCPC estará presente com uma série de serviços…

Demanda por Crédito do Consumidor cai 0,7% no 1º semestre, segundo Boa Vista SCPC

A Demanda por Crédito do Consumidor caiu 0,7% no 1º semestre de 2017, em comparação ao 1º semestre de 2016, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Na avaliação interanual, junho apresentou estabilidade nos dados, enquanto nos valores acumulados em 12 meses (julho de 2016 até junho…

Movimento do Comércio cai 3,2% no 1º semestre, diz Boa Vista SCPC

O Indicador Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo o Brasil, caiu 3,2% no acumulado no ano (1º semestre de 2017 contra o mesmo período do ano passado), de acordo com os dados apurados pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Na avaliação acumulada em 12…