Produção de automóveis deve ficar 2,2% inferior à do ano passado

Por José Valter Martins de Almeida, da RC Consultores

O 27º Salão Internacional do Automóvel abre as portas hoje em São Paulo. A Mostra deste ano tem número recorde de 49 marcas participantes com 500 modelos expostos, entre nacionais e importados. A Mostra acontece em um momento em que as montadoras vivem um período de mudanças de cenário. O governo acaba de estabelecer mais um regime automotivo, dando aos fabricantes prazo até 2017 para reunir condições de competir com as indústrias mais produtivas do mundo.

A capacidade mundial de produção automotiva anual gira em torno de 50 milhões de unidades. A produção para este ano é estimada em 35 milhões. O Brasil deve produzir este ano algo como 3,3 milhões de unidades, produção 2,2% menor do que a do ano passado. Houve redução de 25% nas exportações em função da nossa falta de produtividade. Para 2013, prevê-se que a produção automobilística brasileira cresça 5,5%, alcançando 3,5 milhões de unidades. O novo regime automotivo pode ser um divisor de águas. Se der certo, iniciaremos uma nova etapa onde a indústria incluirá avanços tecnológicos, como a redução de emissão de poluentes e baixo consumo, que terá valor no panorama mundial. Se não der, o Brasil pode voltar à época em que tinha o mercado fechado com indústrias ineficientes e produtos ultrapassados. 

Ed.56

Comentários

comentários

Posts relacionados

Boa Vista SCPC: Demanda por Crédito do Consumidor sobe 4,6% em maio

A demanda por crédito do consumidor subiu 4,6% em maio frente a abril, com o ajuste sazonal, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Na avaliação dos valores acumulados em 12 meses (junho de 2016 até maio de 2017 frente aos 12 meses antecedentes) houve desaceleração da…

Fazer parte do Cadastro Positivo passa a ser fundamental para o consumidor, afirma Boa Vista SCPC

Se por um lado a aprovação da Medida Provisória que tornará automática a adesão dos consumidores brasileiros ao banco de dados de bons pagadores, em virtude da alteração na Lei 12.414/2011 está, por tempo indeterminado, pendente em Brasília, por outro, passa a ser cada vez mais contundente a responsabilidade de o consumidor conhecer e entender…

Percentual de cheques devolvidos atinge 2,11% em maio, segundo Boa Vista SCPC

O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados[1] atingiu 2,11% em maio, registrando uma diminuição em relação ao mesmo mês do ano anterior, quando alcançou 2,33%. Na comparação mensal, o percentual de cheques devolvidos sobre movimentados obteve leve aumento (em abril o nível foi de…