Produção de autos deve cair 3% em 2012

Fabio Silveira, da RC Consultores

No período de Janeiro a Julho de 2012, a produção brasileira de veículos recuou 8,5% em comparação a igual período do ano passado. Tal redução deveu-se fundamentalmente à  elevação do endividamento e da inadimplência do consumidor no mercado doméstico, à  pressão dos importados e à  retração das exportações.

Estima-se que o processo atual de enfraquecimento desta indústria comece a ser revertido no 2º Semestre de 2012, por conta da: a) reativação induzida pela queda dos juros iniciada em Agosto de 2011; b) desvalorização da taxa cambial observada no 1º Semestre de 2012; e c) desoneração tributária adotada em passado recente (diminuição de IPI, encargos sobre folha de pagamentos e IOF). De todo o modo, neste ano, a produção nacional de autos deverá declinar 3% em relação a 2011, situando-se em 3,31 milhões de unidades. Espera-se por recuperação somente em 2013. Ainda assim, modesta, quando prevê-se aumento da ordem de 3,2%.

Ed.13

Comentários

comentários

Posts relacionados

Movimento do Comércio sobe 1,5% em setembro

O Indicador Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo o Brasil, subiu 1,5% em setembro quando comparado a agosto na análise com ajuste sazonal, de acordo com os dados apurados pela Boa Vista SCPC. Na avaliação acumulada em 12 meses (outubro de 2016 até setembro de 2017 frente ao…

IBC-BR recua 0,38% em agosto e 1,0% no acumulado 12 meses

18 de outubro 2017 – Segundo o Banco Central, o indicador antecedente da atividade econômica (IBC-BR[1]) recuou 0,38% na comparação mensal contra o mês de julho (dados dessazonalizados). Considerando a variação acumulada em 12 meses, o ritmo de queda segue diminuindo: a leitura de agosto apresentou um recuo de 1,0% (após registrar queda de 1,4%…

Volume de serviços recua 1,0% em agosto e 4,5% no acumulado 12 meses

Segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE, o volume de serviços apresentou queda de 1,0% em agosto contra o mês anterior (dados dessazonalizados). A categoria de serviços prestados às famílias foi a única a apresentar queda (-4,8%), bastante atípica para o mês considerando o histórico da série. Os demais grupos apresentaram crescimento: Serviços…