Produção industrial retrai novamente

Por Marcel Caparoz, da RC Consultores

A produção industrial registrou em junho de 2014 forte queda de 6,9% em relação ao mesmo mês do ano anterior na série sem ajuste sazonal. Desconsiderando o período da crise mundial nos anos de 2008 e 2009, este é o pior resultado desde o início da série em 2002. Quando comparada ao mês de maio de 2014, a redução foi de 1,4%, acumulando no primeiro semestre de 2014 retração de 2,6% da produção.

O cenário de deterioração da competitividade da indústria brasileira fica cada vez mais dramático. Já são quatro meses de quedas consecutivas da produção. Dos 24 setores analisados, apenas quatro tiveram resultado positivo em relação a junho de 2013, com destaque para produtos alimentícios, bebidas e petróleo e derivados. Por outro lado, setores de grande importância econômica apresentaram quedas acentuadas. Automóveis (-36,3%), equipamentos de informática (-25,0%), aparelhos e materiais elétricos (-18,4%) e vestuário (-12,3%) foram os principais resultados negativos. A fragilidade da indústria é generalizada, e sua recuperação não será alcançada com medidas pontuais. Esta deveria ser uma meta central nos programas de governo dos atuais candidatos à Presidência.

Comentários

comentários

Posts relacionados

Volume de serviços recua 1,0% em agosto e 4,5% no acumulado 12 meses

Segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE, o volume de serviços apresentou queda de 1,0% em agosto contra o mês anterior (dados dessazonalizados). A categoria de serviços prestados às famílias foi a única a apresentar queda (-4,8%), bastante atípica para o mês considerando o histórico da série. Os demais grupos apresentaram crescimento: Serviços…

Número de novas empresas sobe 5,1% no 3º trimestre

No 3º trimestre de 2017 o número de novas empresas cresceu 5,1% em relação ao trimestre anterior, segundo levantamento da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), com abrangência nacional. Desta forma, os valores acumulados no ano (janeiro a setembro), quando comparados ao mesmo período do ano anterior, mantiveram-se positivos, passando de um…

Vendas para o dia das crianças sobem 2,7% em 2017

Dados da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) mostram que em 2017 as vendas do comércio para o dia das crianças aumentaram 2,7% quando comparadas aos resultados de 2016. Dessa forma, o indicador para data comemorativa tornou a subir após 2 anos consecutivos de queda, quando variou -4,2% em 2016 e -3,4%…