Reeleito, Obama tem o desafio do “Abismo Fiscal”

Por José Valter Martins de Almeida, da RC Consultores 

Barack Obama foi reeleito para continuar seu projeto por mais quatro anos. A vitória do democrata foi mais ampla do que previam as pesquisas eleitorais. No Congresso, os republicanos devem manter a maioria na Câmara e os democratas permanecerão com a maioria no Senado.

Passado o entusiasmo com a vitória, Obama tem pela frente enormes desafios, a começar pelo abismo fiscal em janeiro. Se não houver um acordo no Congresso até final de dezembro haverá duas opções: aceitar os cortes programados nos gastos, afetando cerca de mil programas de governo, incluindo as áreas de Educação, Saúde e Defesa, ou elevação de impostos. Obama sabe que as próximas semanas serão de intensas negociações com o Congresso para encontrar uma solução que equilibre o elevado déficit, em situação quase insustentável, com o risco de mais uma recessão no próximo ano. O processo das negociações no Congresso americano até o fim do ano vai agitar os mercados globais. De um lado, com as apostas de um fracasso em impedir o mergulho no abismo e, do outro, de um acordo interpartidário que contorne a recessão.

 Ed.65

Comentários

comentários

Posts relacionados

Boa Vista SCPC reúne especialistas para debater avanços e benefícios econômicos do Cadastro Positivo

A Boa Vista SCPC recebeu autoridades como Oscar Madeddu, do Banco Mundial, João André Pereira, do Banco Central do Brasil e César Calomino, da Equifax do Uruguai, para falar sobre o Cadastro Positivo e os seus impactos econômicos e sociais, inclusive em países em desenvolvimento onde já é uma realidade. Estes convidados também salientaram a…

Recuperação de crédito cai 2,3% no acumulado 12 meses

O indicador de recuperação de crédito – obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplentes da base da Boa Vista SCPC – apontou queda de 2,3% na variação acumulada em 12 meses (setembro de 2016 até agosto de 2017). A variação mensal com dados dessazonalizados apresentou aumento de 4,5% contra o mês…

Relatório de Crédito – jul/17

O Banco Central do Brasil (BCB) divulgou os dados de crédito referente a julho. A expansão das operações de crédito, até o momento, continua em ritmo moderado. O crescimento do saldo veio levemente abaixo do esperado, com redução na variação anual (caiu 1,6% em junho/17 contra diminuição de 1,7% em jul/17), atingindo R$ 3,1 trilhões,…