Reeleito, Obama tem o desafio do “Abismo Fiscal”

Por José Valter Martins de Almeida, da RC Consultores 

Barack Obama foi reeleito para continuar seu projeto por mais quatro anos. A vitória do democrata foi mais ampla do que previam as pesquisas eleitorais. No Congresso, os republicanos devem manter a maioria na Câmara e os democratas permanecerão com a maioria no Senado.

Passado o entusiasmo com a vitória, Obama tem pela frente enormes desafios, a começar pelo abismo fiscal em janeiro. Se não houver um acordo no Congresso até final de dezembro haverá duas opções: aceitar os cortes programados nos gastos, afetando cerca de mil programas de governo, incluindo as áreas de Educação, Saúde e Defesa, ou elevação de impostos. Obama sabe que as próximas semanas serão de intensas negociações com o Congresso para encontrar uma solução que equilibre o elevado déficit, em situação quase insustentável, com o risco de mais uma recessão no próximo ano. O processo das negociações no Congresso americano até o fim do ano vai agitar os mercados globais. De um lado, com as apostas de um fracasso em impedir o mergulho no abismo e, do outro, de um acordo interpartidário que contorne a recessão.

 Ed.65

Comentários

comentários

Posts relacionados

Maioria dos consumidores afirma ter perfil equilibrado quanto aos seus hábitos de consumo, revela pesquisa da Boa Vista SCPC

A maioria dos entrevistados (59%) em pesquisa inédita desenvolvida pela Boa Vista SCPC afirma ter um perfil equilibrado quando questionada sobre os seus hábitos de compra. Outros 28% dizem ter perfil conservador, e 13% afirmam ser consumistas. O levantamento da Boa Vista SCPC, elaborado com 1.169 entrevistados, em todo o Brasil, no período entre 31…

Parceria ADASP com a Boa Vista SCPC possibilita a ampliação de resultados

A Boa Vista SCPC tem parceria com mais de 2.200 entidades de classes representativas em todo o Brasil. Destaca-se também pela inovação e contínuo investimento em tecnologia para desenvolvimento de soluções que antecipem as principais demandas do mercado. Possui um time com centenas de profissionais especializados em modelagem estatística de informações, o que garante produtos…

Percentual de cheques devolvidos atingiu 2,06% em fevereiro, segundo Boa Vista SCPC

O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados atingiu 2,06% em fevereiro, registrando diminuição em relação a fevereiro de 2016, quando alcançou 2,22%. O percentual de cheques devolvidos sobre movimentados também recuou na comparação mensal (em janeiro o nível foi de 2,07%), sendo o resultado…