Resultado da balança comercial é reflexo do fraco desempenho da economia

Por José Valter Martins de Almeida, da RC Consultores

A balança comercial brasileira registrou em maio um superávit de US$ 712 milhões. Embora o resultado tenha sido melhor do que o esperado pelo mercado e o melhor resultado mensal deste ano, foi o pior para meses de maio em 12 anos. Neste ano, a balança comercial registra déficit de US$ 4,8 bilhões. As vendas ao exterior de produtos semifaturados, como alumínio e celulose, caíram 9,8% e produtos manufaturados, como carro e papel, recuaram 8% nos cinco primeiros meses do ano. Produtos básicos, como soja em grãos e minérios, subiram 2,9% no período. Do lado das importações, bens de capital recuaram 2,3%, bens de consumo tiveram aumento de 1,9% e o principal destaque, combustíveis e lubrificantes, caíram 14,5% no acumulado do ano. Só em maio a queda de importação de combustíveis e lubrificantes foi de 22,8%.

O que ajuda a explicar o resultado melhor do que o esperado foi a surpresa com a queda acentuada de importação de combustíveis e lubrificantes. É um recuo surpreendente dado que o consumo segue no mesmo ritmo e a produção interna ainda não atingiu as expectativas. O resultado da balança comercial neste período reflete a baixa taxa de crescimento da economia e a queda da demanda. No ano, a balança comercial deve ser ligeiramente melhor que em 2013. A partir de junho haverá efeito menor da base de comparação em petróleo e derivados. A exportação de automóveis e autopeças, cujo resultado em maio em relação ao mesmo mês de 2013 foi um recuo de 37,1% e 29,3% respectivamente, não deve reagir. Além disso, embora o minério de ferro, principal item na pauta de exportação, tenha aumentado o volume exportado, o preço médio recuou de US$ 108,6/ton em maio de 2013 para US$ 84,5/ton no último mês, uma queda de 22,2%. Tendência que deve permanecer nos próximos meses.

Comentários

comentários

Posts relacionados

Para 46% dos consumidores, o Cadastro Positivo tem como principal benefício auxiliar na obtenção de crédito e contratação de financiamentos

Em pesquisa inédita com consumidores de todo o Brasil, a Boa Vista SCPC identificou que para 46% dos entrevistados, o Cadastro Positivo tem como principal objetivo auxiliar na obtenção de crédito e na contratação de financiamentos. Outros 26% acreditam que o banco de dados com informações positivas sobre consumidores classifica de forma mais assertiva e…

Movimento do Comércio sobe 2,2% em agosto

O Indicador Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo o Brasil, subiu 2,2% em agosto quando comparado a julho na análise com ajuste sazonal, de acordo com os dados apurados pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Na avaliação acumulada em 12 meses (setembro de 2016…

Boa Vista SCPC reúne especialistas para debater avanços e benefícios econômicos do Cadastro Positivo

A Boa Vista SCPC recebeu autoridades como Oscar Madeddu, do Banco Mundial, João André Pereira, do Banco Central do Brasil e César Calomino, da Equifax do Uruguai, para falar sobre o Cadastro Positivo e os seus impactos econômicos e sociais, inclusive em países em desenvolvimento onde já é uma realidade. Estes convidados também salientaram a…