Volatilidade dos mercados deve continuar em 2014

Por José Valter Martins de Almeida, da RC Consultores

As principais bolsas asiáticas fecharam mais um dia com baixas significativas. O índice japonês Nikkei fechou em queda de 2,51%. O índice acionário de Hong Kong caiu 2,11%, alcançando mínima em cinco meses. Não foi diferente no mercado bursátil europeu. Esta manhã as principais bolsas europeias caíam em torno de 1%. As “yields” soberanas europeias sobem hoje em quase todas as maturidades. O rand sul-africano e o won sul-coreano depreciam, dando sinais de que a fuga de investidores dos emergentes ainda não foi estancada. Esse pessimismo do mercado é explicado pela continuação da redução de estímulos pelo FED e pelas condições de crédito mais apertadas na China, na medida em que Pequim busca limitar o avanço do empréstimo de alto risco.

A reação das bolsas, acompanhada do recuo das commodities, revela aspectos importantes para o cenário de 2014. O primeiro é que a retomada mundial, baseada em injeções maciças de dinheiro na economia, ainda é frágil. Segundo, a volatilidade deve permanecer alta, pois os mercados continuam muito líquidos e com poucas alternativas onde aplicar, alternando o humor entre a euforia de uma crise superada e o medo de grandes prejuízos.

Ed.352

Comentários

comentários

Posts relacionados

Fazer parte do Cadastro Positivo passa a ser fundamental para o consumidor, afirma Boa Vista SCPC

Se por um lado a aprovação da Medida Provisória que tornará automática a adesão dos consumidores brasileiros ao banco de dados de bons pagadores, em virtude da alteração na Lei 12.414/2011 está, por tempo indeterminado, pendente em Brasília, por outro, passa a ser cada vez mais contundente a responsabilidade de o consumidor conhecer e entender…

Percentual de cheques devolvidos atinge 2,11% em maio, segundo Boa Vista SCPC

O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados[1] atingiu 2,11% em maio, registrando uma diminuição em relação ao mesmo mês do ano anterior, quando alcançou 2,33%. Na comparação mensal, o percentual de cheques devolvidos sobre movimentados obteve leve aumento (em abril o nível foi de…

Movimento do Comércio sobe 2,7% em maio, diz Boa Vista SCPC

Informações do varejo apuradas pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) apontam que o Movimento do Comércio subiu 2,7% em maio, considerando os dados mensais com ajuste sazonal. Na avaliação acumulada em 12 meses (junho de 2016 até maio de 2017 frente ao mesmo período do ano anterior) houve queda de 3,0%…