Contudo, na avaliação dos valores acumulados em 12 meses houve queda de 9,2%

A Demanda por Crédito do Consumidor, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), aumentou 1,4% em janeiro, na avaliação dessazonalizada contra dezembro. Porém, na avaliação dos valores acumulados em 12 meses (fevereiro de 2016 até janeiro de 2017 frente aos 12 meses antecedentes) houve retração de 9,2%, enquanto na análise interanual (contra o mesmo mês do ano anterior) houve queda de 1,9%.

demanda-1

                               Fonte: Boa Vista SCPC

Considerando os segmentos que compõem o indicador, a avaliação em 12 meses mostrou que nas instituições financeiras houve queda de 14,7%, enquanto para o segmento não-financeiro a diminuição foi de 5,9%. Entretanto, ambos componentes demonstraram novamente desacelerações em comparação com as últimas aferições, indicando uma possível inflexão de tendência.

Apesar de algumas melhorias econômicas já em curso, os resultados da tendência do indicador ainda mostram uma demanda por crédito fragilizada. Fatores como altas taxas de juros, rendimentos reais negativos e desemprego elevado ainda se mostram como variáveis condicionantes deste cenário, que impõem maior cautela e aversão ao consumo por parte das famílias. Apesar disto, a perspectiva de redução de juros e de inflação deverão aumentar a confiança dos agentes e, consequentemente, contribuir para a retomada do crescimento da procura por crédito por parte dos consumidores a partir do segundo semestre deste ano.

Abaixo a tabela contendo o resumo dos dados apresentados.

demanda-2

Metodologia

O indicador de Demanda do Consumidor por Crédito do Consumidor é elaborado a partir da quantidade de consultas de CPF à base de dados da Boa Vista SCPC por empresas. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. A partir de janeiro de 2014, houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.

A série histórica deste indicador inicia em 2010 e está disponível em:

http://www.boavistaservicos.com.br/economia/demanda-por-credito

Termos Relacionados:

  • Crédito ao Consumidor
  • Crédito ao Cliente
  • Recuperar Crédito
  • Como Conseguir Crédito
  • Obter Crédito
  • Gerenciamento de Clientes
  • Carteira de Clientes
  • Consumidor Positivo