+ Indicadores Boa Vista

Percentual de cheques devolvidos atingiu 2,07% em janeiro, segundo Boa Vista SCPC

O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados[1] atingiu 2,07% em janeiro de 2017, registrando diminuição em relação a janeiro de 2016, quando alcançou 2,35%. O percentual de cheques devolvidos sobre movimentados também recuou na comparação mensal, (em dezembro o nível foi de 2,20%), sendo…

Inadimplência do consumidor sobe 3,9% em janeiro, diz Boa Vista SCPC

A inadimplência do consumidor obteve alta de 3,9% em janeiro na avaliação dessazonalizada contra dezembro, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC. Na avaliação acumulada em 12 meses (fevereiro de 2016 até janeiro de 2017 frente aos 12 meses antecedentes) houve retração 1,9%. Já quando comparado o resultado de janeiro contra o mesmo…

Estudos Econômicos

Apresentação Indicadores Econômicos

Clique aqui para acessar a apresentação dos Indicadores Econômicos da Boa Vista SCPC.

Apresentação Indicadores Econômicos

Clique aqui para acessar a apresentação dos Indicadores Econômicos da Boa Vista SCPC.

Blog do Economista

Volume de serviços apresenta queda de 4,8% em maio

Segundo a Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE, o volume de serviços caiu 4,8% em maio na comparação acumulada em 12 meses. Na comparação interanual (contra mesmo mês do ano passado) a queda foi de 6,1%, sendo o 14º resultado negativo consecutivo. No acumulado do ano o setor de serviços já apresenta uma queda de…

Vendas no varejo caem 1,0% em maio

De acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio divulgada pelo IBGE, o volume de vendas no Varejo Restrito caiu 1,0% em maio, na comparação com o mês anterior, na série de dados com ajuste sazonal. Com isso, a tendência de queda do setor se mantém: na comparação com maio de 2015 houve recuo de 9,0%,…

Foco Boa Vista

Pirro revisitado

Por Yan Cattani Há cerca de 23 anos, deflagrou-se a primeira etapa do Plano Real, um dos principais responsáveis pelo período de estabilidade econômica e futura bonança em termos de consumo para os brasileiros. Denominado PAI, Plano de Ação Imediata, suas ações consistiam em uma série de ajustes de cunho fiscal, mas notavelmente em ações…

Calcanhar de Aquiles

Por Bruna Martins/Flávio Calife O comércio não anda bem há algum tempo e, a cada nova notícia, o sentimento que prevalece é de nostalgia dos anos áureos. Segundo o IBGE, em abril as vendas no varejo recuaram 6,1% no acumulado em 12 meses, e a queda é ainda mais intensa quando considerados apenas os meses…