Por conta da preocupação em diminuir os riscos de situações fraudulentas, o cadastro positivo, atualmente, é uma das ferramentas mais relevantes do mercado financeiro brasileiro. Com ele, as empresas podem fazer uma análise mais eficaz do perfil financeiro dos clientes, possibilitando a redução de fraudes e o oferecimento de melhores condições de crédito aos que possuem histórico de bons pagadores.

Em outras palavras, o cadastro positivo é um sistema que reúne informações de inadimplência, tanto de pessoas físicas quanto jurídicas. Mas você sabe como essa ferramenta funciona?

Neste artigo, vamos explorar todas as vantagens proporcionadas pelo Cadastro Positivo e como consultá-lo. Além disso, iremos abordar o que fazer caso seu nome esteja indevidamente inscrito no cadastro positivo, a fim de ajudá-lo a proteger seus direitos e garantir uma avaliação justa do seu perfil de crédito. Portanto, continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

O que é cadastro positivo?

O cadastro positivo é essencial para a saúde financeira das empresas. Mas antes de saber como funciona essa ferramenta e os benefícios que ela proporciona, é preciso entender o que ela significa.

De maneira resumida, trata-se de um banco de dados que contém informações valiosas sobre o histórico de crédito de consumidores e empresas. Ao contrário do cadastro negativo, que apresenta apenas as situações de inadimplência e negativação, o positivo registra tanto as informações dos bons pagadores quanto dos que possuem uma história de crédito mais complicada.

Ou seja, o cadastro positivo tem a finalidade de mostrar um panorama mais completo do perfil de crédito de cada indivíduo, levando em consideração seu histórico de pagamentos e comportamento financeiro. A partir dessa análise, as instituições financeiras conseguem avaliar melhor o risco de conceder crédito a um tipo de cliente e oferecer condições mais adequadas ao seu perfil, como taxas de juros mais baixas e limites de crédito mais altos.

Lembrando que o cadastro positivo foi desenvolvido em 2011 e reformulado no ano de 2019, se tornando mais inclusivo. Isso porque, anteriormente, apenas aqueles consumidores que solicitaram a incorporação de suas informações na ferramenta, eram inseridos no banco de dados. Mas desde sua reformulação, todas as pessoas com CPF ativo são automaticamente cadastradas, a menos que solicitem a exclusão.

Como o Cadastro positivo funciona?

O cadastro positivo funciona da seguinte maneira: empresas que concedem crédito aos consumidores, como bancos, financeiras, lojas e prestadoras de serviços alimentam o banco de dados da ferramenta. Isso quer dizer que essas instituições compartilham as informações sobre o seu histórico de pagamentos com os birôs de crédito, empresas responsáveis por reunir e armazenar esses dados.

Sendo assim, a partir dessas informações, os birôs de crédito calculam a pontuação de crédito de cada cliente, que é uma espécie de nota indicando o risco de inadimplência. Quanto mais alta for a pontuação de um cliente, menor é o risco dele se tornar devedor.

Além disso, com base nessa pontuação, as instituições financeiras podem decidir se vão conceder ou não crédito ao cliente, assim como estabelecer condições para concessões como o valor do limite de crédito e taxa de juros a ser aplicada.

Como o cadastro positivo pode beneficiar as empresas?

O cadastro positivo proporciona muitos benefícios às empresas. Acompanhe a seguir alguns desses.

Melhor avaliação do perfil de crédito do cliente

Uma das principais vantagens do cadastro positivo para as empresas é a possibilidade de uma avaliação mais precisa do perfil de crédito dos clientes. Com acesso a um histórico mais completo de pagamentos, é possível entender melhor o comportamento financeiro de cada cliente e avaliar o risco de conceder crédito a ele.

Redução do risco de inadimplência

Outro benefício importante é a redução do risco de inadimplência. Com uma avaliação mais rigorosa do perfil de crédito dos clientes, as empresas podem tomar decisões mais conscientes na hora de conceder crédito, evitando empréstimos de alto risco e reduzindo as chances de inadimplência.

Aumento da fidelização de clientes

Ao conceder crédito de forma mais adequada ao perfil de cada cliente, as empresas podem criar um relacionamento mais saudável e duradouro com eles. Isso aumenta a fidelização e pode gerar novas oportunidades de negócios futuramente.

Ampliação da oferta de crédito

Com uma avaliação precisa do perfil de crédito dos clientes, as empresas podem ampliar a oferta de crédito para um público mais amplo, incluindo aqueles que antes eram considerados de alto risco. Isso pode gerar novas possibilidades de negócios e aumentar o faturamento da empresa.

Todas as empresas podem acessar o cadastro positivo?

Essa é uma das principais dúvidas de muitos empresários que desejam obter as vantagens proporcionadas pela ferramenta. E a resposta para essa questão é sim, qualquer organização atuante no mercado brasileiro e que tenha interesse em acessar o cadastro positivo pode fazê-lo. Isso é possível, pois a Lei Complementar nº 166/2019 tornou obrigatória a participação no cadastro positivo de todos os consumidores brasileiros.

A lei também garante que o acesso ao cadastro positivo seja gratuito e sem restrições para todas as companhias que desejam usar as informações para avaliação de crédito e concessão de financiamentos. No entanto, para acessar o Cadastro Positivo, é preciso seguir algumas normas estabelecidas pelo Banco Central, órgão regulador da ferramenta. São essas:

  • Cadastro: as empresas que desejam acessar o Cadastro Positivo devem se cadastrar no sistema de gestão de dados.

  • Autorização prévia: as empresas devem obter a autorização prévia dos consumidores para a consulta de seus dados. Essa autorização deve ser expressa, clara e informada ao consumidor de forma adequada.

  • Uso adequado das informações: as empresas que acessam o Cadastro Positivo são responsáveis pelo uso adequado das informações obtidas. Elas devem garantir a privacidade e a segurança dos dados dos consumidores e utilizar as informações apenas para os fins previstos em lei, como a análise de crédito e a concessão de financiamentos.

  • Compartilhamento de informações: as informações contidas no Cadastro Positivo podem ser compartilhadas entre as empresas participantes, desde que seja para os fins previstos em lei.

  • Transparência: as empresas que acessam o Cadastro Positivo devem garantir a transparência das informações aos consumidores. Isso significa que elas devem informar claramente quais informações foram utilizadas na análise de crédito e como foram utilizadas.

  • Descadastramento: os consumidores têm o direito de solicitar o descadastramento de suas informações do Cadastro Positivo a qualquer momento. As empresas devem respeitar esse direito e remover as informações do consumidor do sistema de gestão de dados.

Seguir essas regras é essencial para a utilização do Cadastro Positivo de forma responsável, assim como garantir a privacidade e a segurança das informações relacionadas aos consumidores.

O cadastro positivo é obrigatório para todas as empresas?

O Cadastro Positivo não é obrigatório. Sendo assim, a adesão ao sistema é opcional e cada empresa decide se deseja utilizar as informações disponíveis no banco de dados da ferramenta para análise de crédito e concessão de financiamentos.

Por outro lado, vale ressaltar que as organizações que optarem por não participar do Cadastro Positivo podem encarar inúmeros desafios. Isso porque, através das informações para avaliações de crédito, as empresas conseguem tomar decisões mais apropriadas e seguras, diminuindo os riscos de fraude.

Outro ponto, é que algumas instituições financeiras podem exigir a consulta do Cadastro Positivo como parte do processo de análise de crédito. E nessas situações, as organizações que não têm acesso, provavelmente, enfrentarão dificuldades para conseguir crédito ou financiamento.

Portanto, embora o Cadastro Positivo não seja obrigatório, é importante considerar os benefícios que o sistema pode trazer para as empresas e para o mercado financeiro como um todo.

Quais as informações incluídas no Cadastro Positivo?

Como já citamos anteriormente, o Cadastro Positivo contém informações valiosas sobre o histórico de crédito de uma pessoa física ou jurídica. Confira quais são.

  • Dados pessoais: nome completo, CPF ou CNPJ, data de nascimento ou data de abertura da empresa.
  • Informações sobre crédito: histórico de pagamentos de empréstimos, financiamentos, cartões de crédito, cheque especial e outras formas de crédito.
  • Informações sobre pagamentos: informações sobre pagamentos de contas de serviços públicos, como água, luz e telefone, e também sobre pagamentos de contas de telefonia móvel e TV por assinatura.
  • Informações sobre dívidas em aberto: informações sobre dívidas não pagas, protestos e ações judiciais.
  • Informações sobre consultas: informações sobre consultas feitas ao Cadastro Positivo por empresas interessadas em avaliar o histórico de crédito de uma pessoa ou empresa.

É importante lembrar que todas as informações incluídas no Cadastro Positivo são fornecidas por empresas que concedem crédito ou prestam serviços de pagamento, como bancos, financeiras, empresas de cartão de crédito, entre outras. Também salientando que todos os dados são tratados de maneira absolutamente sigilosa e apenas aquelas empresas autorizadas pelo Banco Central podem acessar o sistema.

Há restrições para empresas compartilharem informações no Cadastro Positivo?

Apesar do Cadastro Positivo ter como objetivo auxiliar empresas a avaliarem melhor a probabilidade de risco de inadimplência e fraudes a partir do histórico de crédito do consumidor, existem algumas restrições para o compartilhamento desses dados com outras empresas. Aqui estão algumas delas.

  • Consentimento do consumidor: as empresas só podem compartilhar informações do Cadastro Positivo com outras organizações se o consumidor estiver plenamente consciente disso. O consentimento deve ser  informado, ou seja, o consumidor deve saber exatamente com quais empresas suas informações serão compartilhadas.

  • Finalidade específica: as informações do Cadastro Positivo só podem ser compartilhadas entre empresas se houver uma finalidade específica. Por exemplo, uma empresa pode compartilhar informações com outra para avaliar o risco de conceder crédito a um consumidor específico. No entanto, as companhias não podem usar essas informações para outros fins que não sejam aqueles para os quais o consentimento foi dado.

  • Segurança e confidencialidade: as empresas que compartilham informações do Cadastro Positivo devem garantir a segurança e confidencialidade desses dados. Elas devem adotar medidas técnicas e organizacionais adequadas para proteger as informações contra acesso não autorizado, divulgação, alteração ou destruição.

  • Prazo de retenção: as instituições podem manter as informações do Cadastro Positivo, apenas, por um período limitado de tempo. De acordo com a Lei nº 12.414/2011, os dados devem ser mantidos por no máximo 15 anos, contados a partir da data da última atualização.

  • Direito de acesso e correção: o consumidor tem o direito de acessar as informações do Cadastro Positivo que estão sendo compartilhadas entre empresas e corrigi-las caso estejam incorretas.

Cumprindo essas restrições, as empresas estão garantindo a proteção dos dados dos consumidores e a segurança do sistema de crédito como um todo.

Como consultar o Cadastro Positivo?

Para realizar uma consulta no Cadastro Positivo é simples, basta seguir algumas etapas. Veja o passo a passo.

  • Escolha uma empresa autorizada: o Cadastro Positivo é mantido por empresas autorizadas pelo Banco Central do Brasil. Antes de fazer uma consulta, certifique-se de que a instituição que você escolheu está autorizada a acessar o sistema.

  • Identifique o consumidor: para fazer uma consulta, você precisará das informações pessoais do consumidor, como nome completo, CPF, data de nascimento e endereço.

  • Solicite o consentimento do consumidor: certifique-se de informar o consumidor sobre a finalidade da consulta e como as informações serão usadas.

  • Faça a consulta: uma vez que tenha obtido o consentimento do consumidor, você pode fazer a consulta. Geralmente, as empresas autorizadas oferecem uma plataforma online para realizar a consulta, mas também é possível fazê-la  por telefone ou pessoalmente.

  • Analise as informações: depois de realizar a consulta, você receberá um relatório com informações sobre o histórico de crédito do consumidor. Analise cuidadosamente essas informações para avaliar o risco de conceder crédito.

Cadastro Positivo Boa Vista

Com mais de 60 anos de atuação no mercado de crédito, a Boa Vista SCPC é uma das empresas  de credibilidade e reconhecimento do setor. Autorizada pelo Banco Central para manter informações sobre o histórico de crédito dos consumidores, a instituição oferece muitas soluções para as empresas que querem consultar o Cadastro Positivo e identificar riscos de inadimplência e situações fraudulentas.

Um dos principais serviços nesse contexto é o Acerta Positivo, serviço voltado para a consulta de CPF. Através dele, é possível consultar o CPF da pessoa e obter informações detalhadas sobre o seu histórico de crédito, incluindo pagamentos em dia, atrasos e inadimplência. Além disso, o serviço oferece informações adicionais, como contato e dados cadastrais, que podem ser úteis para a comunicação com o consumidor.

Outra solução é o Define Positivo, que tem como objetivo a consulta do CNPJ do cliente. Esse serviço segue o mesmo modelo do Alerta Positivo, permitindo acessar as informações do histórico de crédito por meio da consulta do CNPJ, possibilitando o fechamento de novos negócios com segurança.

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