A pesquisa Inadimplência e Endividamento no Brasil, estudo semestral da Boa Vista, revelou que o número de brasileiros inadimplentes cresceu, nos seis primeiros meses de 2022, 4% em relação ao primeiro semestre do ano anterior, ficando em 37%. Para evitar que a sua empresa não receba o pagamento de um cliente, definir o risco de inadimplência pode ajudar a diminuir as chances do seu negócio fechar parcerias com consumidores que não quitam em dia suas dívidas. 

Clientes inadimplentes geram grande consequência na saúde financeira do negócio. O não recebimento pelo produto vendido ou serviço prestado acarreta em prejuízos e impacta o fluxo de caixa das organizações. 

Avaliar o risco de inadimplência ajuda a observar o comportamento financeiro do cliente e, por este motivo, é uma prática fundamental para manter seu negócio saudável. A seguir, explicamos o que é e como definir o risco de inadimplência de clientes. Acompanhe! 

Você verá nesta matéria: 

  • O que é e como definir o risco de inadimplência?  

  • Quais os tipos de inadimplência?  

  • Apresente vantagens para quem paga em dia 

O que é e como definir o risco de inadimplência? 

É o resultado de uma análise de dados que considera as chances dos clientes pagarem ou não suas dívidas até o vencimento das contas. Esta avaliação leva em conta o perfil do cliente e seus hábitos de consumo e pagamentos, por exemplo. A seguir, listamos 3 maneiras de definir o risco de inadimplência do cliente

1 | Análise de crédito 

Esta é a etapa principal da concessão de crédito e avalia os hábitos de consumo e pagamentos do cliente. Fazer esta avaliação do perfil do consumidor permite que seu negócio possa vender com mais segurança e menos riscos de inadimplência. Com o uso de inteligência analítica, é possível cruzar os dados cadastrais do cliente com a pontuação do score e apresentar o risco, ou não, de conceder o crédito para este usuário. 

2 | Dados atualizados dos clientes 

Mantenha todas as informações sobre seu consumidor atualizadas. Tenha o hábito de confirmar com ele, a cada nova compra, dados cadastrais básicos, como endereço residencial, telefone de contato e e-mail. Ter essas informações facilita o processo de cobrança em caso de inadimplência. Nada pior que tentar cobrar a dívida de alguém com quem você sequer consegue entrar em contato. Além disso, ao manter as informações sobre pagamentos sempre atualizadas, isso evita uma cobrança indevida

3 | Mantenha contato constante com seu cliente 

A pesquisa da Boa Vista mostrou que os clientes costumam pagar primeiro as contas pelas quais eles são cobrados com antecedência ou lembrados. Por isso, manter uma boa relação com seu consumidor faz com que sua empresa entre na lista de prioridades de pagamento. Afinal, quem tem uma dívida, tem sempre outras duas ou três. 

Quais os tipos de inadimplência? 

A pesquisa da Boa Vista mostrou que as principais causas para o aumento da inadimplência no primeiro semestre de 2022 foram o desemprego (28%), seguido pela diminuição da renda (24%) e pelo descontrole financeiro (17%). 

Quando falamos sobre os tipos de inadimplência no Brasil, são conhecidos quatro perfis principais de inadimplentes. Descubra a seguir. 

1 |  Devedor negligente 

Este tipo de cliente é aquele desorganizado que esquece de efetuar os pagamentos. Com ele funciona muito bem as mensagens de lembrança da dívida como "Sua conta vence em X dias. Clique nesse link e acesse seu boleto". 

2 |  Devedor ocasional 

Já este cliente não é do tipo que costuma atrasar os pagamentos, contudo, por algum motivo, se torna inadimplente. Ele não gosta de ser cobrado, por isso é preciso tomar cuidado ao entrar em contato com ele e oferecer benefícios para que quite a dívida com sua empresa. Lembre-se: o intuito da cobrança é recuperar o crédito para o seu negócio e, ainda, manter o relacionamento com este consumidor para que ele possa comprar futuramente de você. 

3 | Devedor viciado 

Este é o tipo de cliente que compra por impulso e gasta mais do que deveria. Por isso, ele acaba atrasando o pagamento por desorganização com tantas contas em aberto. Geralmente, é fácil negociar com este cliente. Ele não se nega a pagar juros e, frequentemente, acaba quitando a dívida logo após ser lembrado da conta em atraso. 

4 |  Mau pagador 

Esse é o perfil mais complicado de cliente. Como ele já está com o nome inadimplente, não se incomoda com cobranças e, dificilmente, vai pagar a dívida sem que sua empresa entre na Justiça para recuperar o crédito. Não tenha medo de cobrar este consumidor, seja cordial, educado e evite fazer negócios futuros com este consumidor. Afinal, este não é um estilo de cliente para manter na sua carteira.  

Agora que você já sabe o que é e como definir o risco de inadimplência dos clientes, vamos contar uma dica para você cobrar um cliente em atraso e recuperar crédito para a sua empresa. Continue a leitura. 

Apresente vantagens para quem paga em dia 

Quando for cobrar um cliente inadimplente, busque apresentar a ele as vantagens que sua empresa pode oferecer no caso da liquidação da dívida. Se o valor for muito alto, por exemplo, negocie receber uma parte do valor e parcelar o restante. 

Experimente ainda dar descontos nos juros para conseguir recuperar o crédito. Ao facilitar o pagamento, sua empresa tem mais chances de receber o dinheiro. 

Além disso, ainda experimente ofertar descontos para pagamento antecipado da parcela para clientes que pagam em dia. Todos estes incentivos, estimulam o pagamento do cliente e mantém a saúde financeira do seu negócio saudável. 

Este conteúdo foi útil? Acompanhe outras dicas em nossas redes sociais. Acesse o Instagram e o LinkedIn da Boa Vista para ficar por dentro de tudo!