O estudo semestral da Boa Vista, que entrevistou online mais de 1.500 consumidores de todo o Brasil, revelou o nível de inadimplência e endividamento da população. O número de brasileiros com contas atrasadas cresceu 4% em relação ao primeiro semestre de 2021, ficando em 37%. 

A pesquisa Inadimplência e Endividamento no Brasil revelou que para 40% dos consumidores que foram entrevistados, as dívidas aumentaram, e para 45%, a situação financeira piorou na primeira metade de 2022. 

Os principais motivos da inadimplência e as contas que mais pesam no orçamento do brasileiro são insights da nossa pesquisa que você verá a seguir. Acompanhe! 

Quais as principais causas da inadimplência? 

Entre as causas da inadimplência, o descontrole financeiro aumentou 3% em relação aos dados da última pesquisa. Segundo os entrevistados pela nossa equipe, os motivos da inadimplência são: 

  • Desemprego: 28% 
  • Diminuição da renda: 24%
  • Descontrole financeiro: 17% 

O recomendado por especialistas é que até 30% da renda mensal seja destinada para pagar dívidas. Nossa equipe constatou que mais da metade dos entrevistados (58%) têm mais de 50% dos rendimentos comprometidos com o pagamento de contas. Eles estão a mais de 90 dias com o nome negativado e as dívidas somam mais de R$ 3 mil. 

Dados comportamentais financeiros 

Quatro em cada 10 brasileiros estão inadimplentes por não pagamento da fatura do cartão de crédito. Além disso, segundo os dados coletados por nossa equipe, tivemos outros indicadores que contribuem para o cenário:  

► 23% dos consumidores deixam de pagar as dívidas para pagar outras contas; 

► 18% gasta com despesas de alimentação;  

► 15% destina sua renda para quitar empréstimos;  

► 13% para pagar contas de serviços, como água, luz, gás; 

► 11% para comprar móveis e eletrodomésticos; 

► 10% gastam com vestuário; 

► 5% com material de construção e outros 5% com financiamentos de casa e veículos. 

Dos consumidores inadimplentes, 79% possuem outras dívidas (que estão em dia) além das que estão em atraso. O cartão de crédito (43%) é a prioridade de pagamento dos consumidores inadimplentes. A quitação dos boletos bancários vem em seguida, com 20% da lembrança. Dos brasileiros inadimplentes, pouco mais da metade pretende quitar as dívidas em atraso ainda em 2022. 

Dos consumidores ouvidos pelo nosso time de pesquisa, 62% pretendem quitar as dívidas em atraso, negociando o valor total devido. Outros 38% dos entrevistados disseram que vão pagar o valor total das contas.   

Para honrar com os pagamentos, a pesquisa da Boa Vista constatou as principais alternativas do inadimplente para buscar ajuda financeira: 

  • Bancos: 33%; 
  • Financeiras: 28%; 
  • Parentes e família: 23%; 
  • Amigos: 16%. 

Dos consumidores que procuram ajuda para quitar as dívidas, apenas dois em cada 10 conseguem apoio financeiro para saldar as contas. 

A relação com crédito e empréstimos 

Dois em cada 10 brasileiros inadimplentes passaram a pagar suas compras à vista, enquanto que 60% usam o cartão de crédito para parcelar a aquisição. Os consumidores levam em consideração o valor das parcelas, os juros e o prazo de pagamento ao optarem pelo pagamento em parcelas de uma compra. 

Em sintonia com este dado, está a estatística de que o cartão de crédito é a maior despesa do orçamento doméstico, com 65%. Assim, na hipótese de diminuição da renda familiar, quase metade dos consumidores (49%) prefere negociar outras dívidas do que o cartão de crédito. 

Ao contratarem um empréstimo, os consumidores também levam em consideração alguns fatores, como valor das parcelas (61%), taxa de juros (33%) e prazo de pagamento (6%).  

Quitar dívidas é um desafio 

Sete em cada 10 brasileiros acham difícil ou muito difícil pagar as contas até o dia do vencimento. Nas pesquisas respondidas nos últimos 5 anos, os dados apresentam que as dívidas sempre comprometeram mais de 50% da renda familiar dos consumidores. 

Entre os clientes com maior parte da renda comprometida, a dificuldade de pagar as contas em dia é maior, 90%. Entre os consumidores com até 25% da renda comprometida, 30% têm dificuldade de pagar suas dívidas. 

O valor das dívidas é acima de R$ 5 mil para 44% dos consumidores, enquanto que menos de 10% têm contas até R$ 500. 

Solução Acertando Suas Contas Boa Vista SCPC 

Para ajudar consumidores a quitar seus débitos e as empresas a recuperarem o crédito, a Boa Vista tem a iniciativa Acertando Suas Contas, uma alternativa para renegociações de dívidas e orientação financeira para consumidores do país.  

Participam da ação bancos, financeiras, redes de telefonia, varejo, empresas de recuperação de crédito e outros serviços. Eles oferecem descontos exclusivos de até 99% no valor da dívida para o consumidor final. 

A pesquisa Inadimplência e Endividamento no Brasil mostrou que 55% dos consumidores inadimplentes preferem ser avisados por e-mail sobre a restrição. Outros meios de comunicação que podem ser usados pela sua empresa ao comunicar o cliente sobre uma dívida em atraso é: 

  • WhatsApp: 24% 
  • SMS: 9% 
  • Ligação para celular: 4%
  • Correio: 3% 
  • Aplicativo da empresa: 3% 
  • Telefonema para número fixo: 2% 

Como garantir que o cliente pague a dívida em atraso com a sua empresa? 

Oito em cada 10 brasileiros têm outras dívidas além das que estão em atraso e que podem comprometer o orçamento e atrasar o pagamento. Por isso, a antecipação da régua de negativação pode ajudar sua empresa a receber os valores em atraso. Afinal, a maior parte dos brasileiros costuma pagar primeiro as contas cobradas antes.  

Por fim, um bom cenário é projetado pelos brasileiros entrevistados: 90% deles acreditam que em 2023 estarão em uma situação financeira melhor e, assim, poderão realizar novas compras. Os futuros e pretendidos gastos compreendem: material de construção (16%), veículo (15%), eletrônicos (8%), eletrodomésticos (6%), móveis para casa (5%) e itens de vestuário (3%). 

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