Os empréstimos com ou sem garantia são modalidades de crédito oferecidas por instituições financeiras. Essas modalidades costumam ser mais atrativas do que as outras opções de financiamento, por terem juros mais baixos e prazos maiores.

No entanto, existem algumas diferenças entre essas duas categorias, e a principal é sobre a transferência de algum patrimônio como garantia de pagamento. Nesse caso, estamos falando de empréstimos com garantia, aqui você tem taxas de juros mais baixas e prazos de pagamento maiores.

Os empréstimos sem garantia depende de comprovações como, renda e score de crédito. E as taxas costumam ser mais altas em comparação com os créditos com garantia, já que existe maior risco de inadimplência.

Na categoria de crédito sem garantia, o empréstimo sem garantia é o mais barato considerando os juros do cheque especial (6,9% ao mês) e do cartão de crédito (13% ao mês).

Continue a leitura e confira mais detalhes sobre empréstimos com ou sem garantia!

O que é empréstimo com garantia?

Para contratar crédito com garantia, você precisa transferir um bem por meio da alienação fiduciária à instituição financeira. Ao concluir o pagamento da última parcela do contrato, o bem deixa de ser alienado e a propriedade volta a ser seu.

Hoje, existem algumas categorias de garantias de crédito como, por exemplo: a consignação de rendimentos, o penhor e a hipoteca. As garantias são importantes nas operações de crédito para reduzir o risco de não recebimento

O crédito consignado é uma das linhas de crédito mais baratas do mercado, por ter o valor das parcelas cobrado diretamente no salário ou na aposentadoria. Por isso, ele é direcionado para quem trabalha de carteira assinada, aposentados e pensionistas.

Como funciona o empréstimo sem garantia?

Em casos de empréstimo sem garantia, a aprovação costuma ser mais difícil. Já que você não precisa entregar nenhuma garantia de pagamento, e as taxas de juros são maiores.

Conforme comentamos antes, para os bancos liberarem crédito, eles fazem uma análise de crédito, que considera: score, histórico de crédito e renda da pessoa física e jurídica. Inclusive, algumas instituições financeiras exigem faturamento mínimo para solicitar crédito sem garantia.

Para contratar empréstimos para empresas, geralmente, você precisa de um avalista para casos de inadimplência. O banco pode solicitar a negativação do CPF do fiador, já que o avalista, assume a responsabilidade pelo pagamento do empréstimo.

A Boa Vista oferece soluções para recuperação de crédito e negativação para auxiliar em casos de inadimplência de clientes. E o melhor, todo processo de negativação é totalmente online! E você ainda contar com um time de especialistas para ajudar na criação de estratégias para notificar os clientes inadimplentes e, aumentar as chances de recebimento do valor em atraso.

Quais bens são aceitos como garantia de crédito?

As garantias de crédito são criadas sobre vinculação de bens tangíveis, ou seja, o bem fica vinculado legalmente ao cumprimento do contrato. E pode ser bem móvel ou imóvel de propriedade de quem está contratando crédito.

A garantia é um compromisso adicional em uma transação para caso você não apresente condições de pagamento, o bem fica à disposição do credor. Confira as principais opções de empréstimo com garantia:

1.     Empréstimo com garantia de veículo.

Para essa garantia, os bancos pedem que o carro esteja quitado. Afinal, se estiver financiado com parcelas em aberto, ele está alienado a outra instituição financeira e isso impede o empréstimo.

Algumas empresas têm regras sobre essa modalidade de crédito como: ano do automóvel e prazo para atualizar o DUT (Documento Único de Transferência). E a quantia aprovada vai variar de acordo com valor de mercado do bem.

2.     Empréstimo com garantia de imóvel.

Nessa modalidade o bem não precisa estar quitado, e você pode usar um imóvel residencial ou comercial. E ainda tem a liberdade para vender o imóvel sem ter acabado o pagamento do empréstimo. Contudo, a venda, neste caso, é um pouco diferente da venda tradicional.

3.     Empréstimo consignado com saldo FGTS.

Para contratar empréstimo consignado utilizando o saldo do FGTS, você vai precisar comprovar vínculo empregatício ativo. E pode dar como garantia até 10% do saldo da sua conta do FGTS, e até 100% do valor da multa paga pelo empregador em casos de demissão.

A taxa de juros para o empréstimo consignado não pode ser superior a 3,5% ao mês, e no máximo de parcelas de 48 vezes, conforme a definição do Conselho Curador do FGTS.

4.     Empréstimo consignado

O crédito consignado é uma das linhas de crédito mais baratas do mercado, por ter o valor das parcelas cobrado diretamente no salário ou na aposentadoria. Por isso, ele é direcionado para quem trabalha de carteira assinada, aposentados e pensionistas.

Essa é uma das formas mais rápidas de ter dinheiro na conta.

5. Empréstimo com garantia de celular.

Para quem procura um empréstimo com valores mais baixos e prazos menores, essa é uma boa opção para conseguir taxas de juros melhores. Você pode usar o celular como garantia e a aprovação do crédito é feita em até um dia útil. E as tratativas são feitas de forma totalmente digital.

Qual modalidade vale mais a pena para você?

Para responder essa pergunta, faça um planejamento financeiro. Avalie algumas questões como: o empréstimo sem garantia é uma alternativa quando você não quer comprometer um bem como garantia.

Quem aliena um carro, por exemplo, tem todos os trâmites de inspeção do veículo e emissão de novo documento com o nome do banco no CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo).

Agora, se você procura por taxas de juros menores, o crédito com garantia vai ser a melhor alternativa. Já que o banco oferece prazos maiores e melhores condições de pagamento, .

Vale lembrar que antes de solicitar qualquer tipo de empréstimo você precisa tomar alguns cuidados fazer um planejamento financeiro. O ideal é que a parcela do crédito não ultrapasse 30% do seu rendimento mensal.

Lembre-se na Boa Vista você tem soluções modernas e simples para recuperação de crédito e para análise de crédito. Evite risco para o seu negócio os as soluções da Boa Vista!

Gostou do conteúdo? Acompanhe outras dicas em nossas mídias sociais. Acesse o Instagram e o LinkedIn da Boa Vista para ficar por dentro de tudo!