O score é o indicador do perfil financeiro do consumidor. Uma informação que revela se ele é bom ou mau pagador, de acordo com a base de dados sobre o histórico de dívidas e pagamentos das pessoas físicas. 

Conforme levantamento da Confederação Nacional do Comércio (CNC), 28,5% das famílias brasileiras estavam com contas em atraso em junho de 2022. Isso significa que, pelo menos, 77,3% dos brasileiros estão endividados. 

Para que seu negócio não seja prejudicado por atrasos de pagamentos, conferir o score do cliente é fundamental. Por isso, é importante entender o que essa pontuação reflete e como consultá-la. 

Quais atributos são considerados no cálculo do score?  

O score mostra a saúde financeira do consumidor. Na Boa Vista, por exemplo, o cálculo é realizado com o uso da inteligência analítica aliada à alta tecnologia para avaliar detalhadamente todas as informações coletadas e auxiliar nas tomadas de decisão.  

A contagem é feita em tempo real, com base no banco de dados sobre o histórico de pagamento dos consumidores, o Cadastro Positivo. Através desse estudo, é possível indicar os clientes ideais que a sua empresa pode conceder crédito e quais consumidores não são indicados. Com base nessas informações, você decidirá se irá vender ou não. É preciso reconhecer que o risco de não receber o pagamento pode acontecer sempre. 

É importante considerar que essa classificação leva em conta hábitos financeiros. Dessa forma, para aumentar o score e conseguir crédito a juros menores, não basta que todas as dívidas em atraso sejam pagas.  

Isso significa que a pontuação não irá aumentar imediatamente sem a análise de todo o histórico. Se o consumidor costuma ficar inadimplente, o score continuará baixo até que ele construa uma rotina diferente. 

Além de ajudar empresas na tomada de decisão sobre vendas e fechamentos de negócios, a pontuação do score é determinante para a aprovação de crédito e contratação de empréstimos com taxas mais baixas. Ela se divide em três níveis: 

  • Score baixo: até 300 pontos. Indica alta probabilidade de inadimplência. 

  • Score regular: entre 301 e 700 pontos. Aponta para risco médio. 

  • Score alto: acima de 701 pontos. Sugere que o consumidor é um bom pagador e que, possivelmente, honrará com seus compromissos. 

Portanto… 

Conforme você viu acima, quanto mais próximo de 1.000 pontos o score estiver, maiores serão as chances de o consumidor pagar as dívidas em dia e conseguir empréstimos com condições facilitadas em instituições financeiras. 

Como consultar o score do CNPJ da sua empresa? 

Você sabia que além de consultar a pontuação do score de pessoas físicas pelo CPF, também é possível avaliar a saúde financeira de empresas? O score de CNPJ considera os  níveis:  

  • Score extremamente baixo: até 250 pontos;  
  • Score baixo: entre 250 e 550 pontos; 
  • Score regular: entre 550 e 700 pontos; 
  • Score bom: acima de 700 até 1.000 pontos. 

Ou seja, assim como no cálculo referente ao CPF, quanto mais perto de 1.000 for a pontuação da sua empresa, mais fácil será a aprovação de crédito por parte dos bancos.  

A consulta ao score também é simples: basta informar o CNPJ da sua empresa no Define Positivo.  

Dica: empresas que contam com os serviços da Boa Vista podem fazer essa revisão com facilidade, assim como avaliar o CPF de um cliente. Com análises sobre a saúde financeira do consumidor, você tomará decisões certeiras para que o seu negócio fique sempre no azul. 

Como aumentar o score? 

As despesas mensais fixas como contas de água, luz, internet, aluguel, telefone e, inclusive, cartão de crédito, são consideradas para calcular a pontuação do score. Logo, pagar essas dívidas em dia pode aumentar seus pontos

Cada fornecedor, no caso dessas despesas mensais, tem uma política para inclusão dos inadimplentes no cadastro de negativados. A presença nesta lista afeta a pontuação no score, já que há a informação de que a capacidade de pagamento diminuiu e, consequentemente, os riscos de ficar no vermelho aumentaram. 

Além disso, manter as informações no Cadastro Positivo sempre atualizadas contribui para aumentar o score. Quanto mais dados sobre você e sua empresa estiverem disponíveis para consulta de instituições financeiras, maior será a credibilidade e a transparência das informações. 

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