A inadimplência apresenta riscos para a saúde financeira do seu negócio, comprometendo o fluxo de caixa. Por isso, monitorar a sua carteira de clientes é útil para o seu negócio reduzir o número de consumidores inadimplentes e vender com segurança. 

Neste artigo, você entenderá o que é inadimplência e como gerenciar sua carteira de clientes para aumentar o faturamento da sua empresa. Acompanhe. 

Por que gerenciar sua carteira de clientes? 

Estar inadimplente significa que uma dívida não foi paga em dia, descumprindo, assim, alguma obrigação financeira. 

Para a sua empresa, ter clientes inadimplentes prejudica o pagamento das contas em dia, comprometendo a receita do seu empreendimento. 

Com menos receita, a capacidade da sua empresa pagar as despesas e dívidas em dia também é comprometida. Em situações com maior prejuízo por conta de atrasos em recebimentos, alguns negócios precisam demitir funcionários e outros não conseguem dar a volta e acabam fechando as portas no vermelho. 

Endividado é a mesma coisa que inadimplente? 

Fazer uma dívida significa que o consumidor assumiu um compromisso financeiro, contratando um serviço ou produto e prometendo pagá-lo até uma data acordada. Nesse cenário, ele se torna endividado.  

Se a quitação não for feita em até 90 dias, ele se torna inadimplente, descumprindo o compromisso assumido no momento da realização da dívida. 

Dicas de como o seu negócio pode monitorar a carteira de clientes 

A principal vantagem de quem monitora a situação financeira dos clientes é que pode evitar a inadimplência. Por isso, listamos essas dicas de como seu negócio pode acompanhar a carteira financeira dos clientes e, assim, fechar vendas com mais segurança. Acompanhe! 

Realize a análise de crédito dos clientes antes de fechar negócio 

O Acerta Positivo, ferramenta da Boa Vista, permite que você consulte o CPF do cliente e veja se há informações restritivas de pagamento. Assim, antes de fechar negócio, você tem uma análise detalhada do comportamento do consumidor e pode prever o recebimento do valor pelo seu produto ou serviço.  

Faça a gestão de carteira 

Assim, você terá de forma detalhada valores que precisa receber e quando. Logo, caso não identifique o pagamento, poderá realizar ações de cobrança eficazes a fim de receber os valores em atraso e manter a saúde financeira do seu negócio. 

Perfil do consumidor inadimplente 

A Pesquisa Inadimplência e Endividamento no Brasil, realizada pela Boa Vista, entrevistou online mais de 1.500 consumidores de todo o Brasil e revelou o nível de inadimplência e endividamento da população. Acompanhe os dados para compreender o cenário econômico: 

  • O número de brasileiros com contas atrasadas cresceu 4% em relação ao primeiro semestre de 2021, ficando em 37%; 
  • Para 40% dos consumidores as dívidas aumentaram e 45% estão em uma situação financeira pior na primeira metade de 2022; 
  • Entre as causas da inadimplência, os motivos são desemprego (28%), diminuição da renda (24%) e descontrole financeiro (17%); 

  • Quatro em cada 10 brasileiros estão inadimplentes por não pagamento da fatura do cartão de crédito; 
  • O cartão de crédito é a maior despesa do orçamento doméstico, com 65%. Assim, na hipótese de diminuição da renda familiar, quase metade dos consumidores (49%) prefere negociar outras dívidas do que o cartão de crédito. 

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