As atualizações constantes nos nossos modelos de pontuação do score de crédito são fundamentais para levarmos melhores resultados aos nossos clientes. A incorporação de novas bases de dados e a evolução sucessiva do cadastro positivo nos permite criar insights únicos e proprietários sobre as informações coletadas, o que, consequentemente, nos leva a inovação dos nossos processos internos e a criação de novos modelos de avaliação do score de crédito, como o Power Score. 

Neste artigo, explicamos mais sobre esse novo modelo de concessão da Boa Vista e como funciona a avaliação do score de crédito do seu cliente, contribuindo para o menor risco de inadimplência e possibilitando que você e sua empresa recebam pelo serviço prestado ou produto vendido. 

O que é o Power Score?  

O Power Score é um modelo de concessão utilizado pelos clientes Boa Vista para avaliação de risco de inadimplência na concessão de crédito para pessoas físicas. Nossos processos e produtos estão em contínuo aperfeiçoamento de técnicas de machine learning. Isso garante maior precisão e qualidade do nosso modelo de concessão e maiores resultados financeiros para nossos clientes. 

Além disso, com o Power Score, é possível ter acesso a nossa base de dados que inclui cadastro positivo, cadastro negativo, bases alternativas e muitas outras. No nosso modelo de concessão, você e sua empresa podem realizar a segmentação para terem um modelo com boa performance em diferentes públicos, além da construção e utilização de novas variáveis preditoras.  

Quais as vantagens do Power Score perante ao modelo tradicional de score de crédito?  

As tecnologias e processos evoluíram dentro da Boa Vista. Nós crescemos ainda mais nos últimos anos e a nossa oferta de produtos e serviços precisou acompanhar esse passo na nossa história. Observando os resultados de hoje, fica evidente a nossa evolução e as vantagens do nosso novo modelo de concessão, como o ganho de 19% no modelo estatístico do Power Score e o aumento em 150% na aprovação de clientes quando comparado ao antigo modelo. 

O Power Score foi criado pensando nas particularidades de cada operação. Por isso, criamos modelos específicos para os principais produtos de crédito, proporcionando ainda mais assertividade no crédito direcionado. 

Com um grande potencial de inteligência de dados, testamos o Power Score na base de alguns clientes de diversos segmentos do mercado e o modelo obteve uma ótima performance. 

Como é realizada a avaliação de crédito? 

O score de crédito é uma pontuação de 0 a 1.000 que apresenta a relação do consumidor brasileiro com o dinheiro. Através desta avaliação, é possível identificar quais clientes apresentam maior risco de inadimplência ao não cumprirem com seus pagamentos.   

A pontuação é calculada automaticamente por meio de parâmetros matemáticos e tecnológicos baseados nos padrões de consumo de cada consumidor. O score leva em consideração hábitos de compras, rotina de pagamentos, solicitações de créditos, além de outras questões que contribuirão na atribuição da pontuação de cada pessoa.   

Como funciona a tabela do score Boa Vista? 

Nosso sistema utiliza as informações de fontes de dados que são divulgadas por bancos, instituições financeiras e demais empresas que trabalham com crédito. 

Quanto mais próximo dos 1.000 pontos, melhores são as probabilidades de o consumidor pagar suas contas em dia. O score Boa Vista funciona da seguinte forma: 

  • Score baixo, de 0 a 549 pontos; 
  • Score médio, de 550 a 624 pontos;
  • Score bom, de 625 até 699 pontos; 
  • Score muito bom, de 700 a 799 pontos; 
  • Score excelente, de 800 a 1.000 pontos. 

A partir de 625 pontos, o consumidor é considerado um bom pagador e já podem ser ofertadas condições melhores de crédito. 

Quais os benefícios para empresas e consumidores? 

O modelo de concessão Power Score tem grande capacidade de geração de insights, indicadores e scores, transformando um enorme volume de informações em decisões mais assertivas e dinâmicas para os nossos clientes. 

Com a evolução da nossa base de dados e das nossas tecnologias de inteligência analítica, conseguimos ajudar nossos clientes em decisões estratégicas para o negócio deles. E com o Power Score, eles podem mensurar de forma ainda mais eficaz o risco de inadimplência na concessão de crédito para Pessoa Física, melhorando este controle da inadimplência na concessão do crédito. Outros benefícios que o nosso novo modelo de concessão proporciona são: 

  1. Crescimento nas vendas; 

  1. Diminuição dos riscos de inadimplência; 

  1. Definição de limites de crédito mais adequados; 

  1. Proporciona maior segurança e proteção da empresa. 

O modelo Power Score e a inadimplência dos brasileiros 

O modelo Power Score ajuda a diminuir o risco de inadimplência dos clientes com a sua empresa. Porém, a chance do consumidor atrasar o pagamento sempre existe. Nestes casos, uma alternativa para ajudar sua empresa a receber os valores em atraso é a comunicação da antecipação da régua de negativação

A maior parte dos brasileiros costuma pagar primeiro as contas cobradas antes e, segundo a nossa pesquisa Inadimplência e Endividamento no Brasil, oito em cada 10 brasileiros têm outras dívidas além das que estão em atraso e que podem comprometer o orçamento e atrasar o pagamento. 

Este conteúdo foi útil? Acompanhe outras dicas em nossas redes sociais. Acesse o Instagram e o LinkedIn da Boa Vista para ficar por dentro de tudo!