Imagine uma pilha de papéis em uma mesa. Para organizar todos esses documentos e extrair informações importantes para a sua empresa, você terá que ler um por um para retirar insights. No mundo online, a inteligência analítica faz essa função. Ela revisa a base de dados da sua empresa e gera ideias relevantes para o seu negócio. 

Nós, da Boa Vista, usamos inteligência analítica de ponta na transformação de informações em materiais para auxiliar na tomada decisões de concessão de crédito e negócios em geral.  

Por isso, cada vez mais as organizações investem nessa poderosa ferramenta. Uma pesquisa realizada pelo fórum digital Consumidor Moderno, constatou que 75% das empresas já utilizam inteligência analítica para gerir seu banco de dados. 

Neste artigo, descubra o que é e qual a vantagem da inteligência analítica para a sua empresa. Continue a leitura. 

O que é inteligência analítica? 

A inteligência analítica transforma dados irrelevantes em fontes de conhecimento para o crescimento do seu negócio. 

Essa tecnologia é capaz de fazer uma análise detalhada dos milhares de dados coletados a cada segundo. Assim, sua empresa consegue informações precisas sobre os processos do negócio e adquire referências que, posteriormente, ajudarão a planejar ações e estratégias. 

Ao incluir a inteligência analítica no processamento de dados é possível conseguir informações precisas sobre quem é, de onde vem, e como o seu público entra em contato com a sua marca. 

Sendo assim, muitas empresas usam esse recurso no apoio às tomadas de decisões sobre concessão de crédito e negócio. 

Vantagens de usar inteligência analítica 

Utilizar a inteligência analítica para leitura da base de dados de uma empresa possibilita segmentar cada cliente e acertar na decisão de fechar negócio com determinado consumidor, por exemplo. Essa resposta é resultado da combinação de variáveis do algoritmo e proporciona mais segurança na tomada de decisão. 

A inteligência analítica nos negócios também proporciona outros benefícios, tais como: 

1 – Saber para quem vende e o que esse consumidor mais procura. 

Através da análise dos dados coletados durante a visita do público ao seu site, é possível analisar quem é este cliente, como ele chegou até a sua empresa e o que ele procura, possibilitando que seu negócio preveja os produtos ou serviços mais procurados e invista no desenvolvimento e oferta.  

2 – Mais eficiência nos setores da empresa. 

A inteligência analítica nos negócios é fundamental para proporcionar mais assertividade nas ações e estratégias voltadas ao seu público e aos produtos que ele procura.  

Após uma análise eficiente do banco de dados do seu negócio, todos os setores da instituição tornam-se mais certeiros e eficazes. 

Este conteúdo foi útil? Conte aqui nos comentários! Ah, e acompanhe outras dicas em nossas redes sociais. Acesse o Instagram e o LinkedIn da Boa Vista para ficar por dentro de tudo!