Confiança de serviços avança 3,8% e atinge maior nível desde março de 2014

Segundo a Fundação Getúlio Vargas, o Índice de Confiança de Serviços (ICS) subiu 3,8% no mês de janeiro, atingindo 98,2 pontos, de acordo com dados dessazonalizados. Os Índices da Situação Atual (ISA) e Expectativas (IE) evoluíram 0,9% e 6,1% respectivamente.

Na comparação com janeiro do ano passado o ICS apresentou crescimento de 7,7%, o ISA de 4,1% e o IE de 10,7%.

Em janeiro a confiança do setor de serviços alcançou o maior nível desde março de 2014, apresentando variação positiva pelo quarto mês consecutivo e confirmando a melhora na percepção das empresas em relação ao ambiente de negócios. Com avaliação tímida sobre a situação atual, as expectativas de melhora nos negócios para os próximos meses e de aumento nas contratações impulsionaram a confiança no início do ano. Sendo assim, espera-se que com a retomada do mercado de trabalho e a melhora da atividade econômica o setor apresente melhores resultados ao longo de 2019.

O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) subiu 0,2 ponto percentual, passando de 81,9% para 82,1% em janeiro (dados com ajuste sazonal).

Posts relacionados

Movimento do Comércio avança 3,3% no trimestre

O Indicador Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo o Brasil, avançou 3,3% no primeiro trimestre de 2019 contra o mesmo período do ano anterior, de acordo com dados apurados pela Boa Vista. Na comparação mensal dessazonalizada, houve queda de 0,5% em março. Na avaliação acumulada em 12 meses,…

Recuperação de crédito cai 6,5% no 1º trimestre

Em todo o país, o indicador de recuperação de crédito – obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplentes da base da Boa Vista – registrou queda de 6,5% no primeiro trimestre de 2019 contra o mesmo período do ano anterior. Em março o indicador apontou redução de 3,3% contra fevereiro, de…

39% dos empresários estão otimistas em relação às vendas na Páscoa

Quase 40% dos cerca de 1.200 empresários entrevistados pela Boa Vista, em sua Pesquisa Perspectiva Empresarial para a Páscoa, têm a perspectiva de aumento das vendas nesta Páscoa, no entanto, 16% deles pretendem contratar mais mão de obra este ano para atender um possível aumento da demanda no período. A Boa Vista também identificou que…





Indicadores

Indicadores

Estudos Econômicos

Estudos Economicos

Blog do Economista

Blog do Economista Boa Vista Serviços