Estatísticas monetárias e de crédito: Inadimplência recua e concessões crescem em 2018

Segundo dados divulgados pelo Banco Central do Brasil, o estoque total de empréstimos e financiamentos do país cresceu 1,8% em dezembro na comparação com novembro de 2018, atingindo R$ 3.260,2 bilhões. Na comparação com o mesmo período ano anterior o saldo teve crescimento de 5,5%.

Considerando a origem dos recursos, o saldo total de crédito livre subiu 2,8% na base mensal, atingindo R$ 1.762,7 bilhões, enquanto em relação a dezembro do ano passado o avanço foi de 11,2%, com desempenho positivo pessoa física e jurídica.

Com relação às concessões, houve alta de 0,3% na variação contra novembro (de acordo com dados dessazonalizados), enquanto no ano ocorreu evolução de 11,6%. Considerando o tipo de recurso usado pelas instituições para dar o crédito, a concessão com recursos livres avançou 0,9% no mês de dezembro e aumentou 12,7% em 2018.  Com recursos direcionados, o indicador subiu 1,3% no ano de 2018.

A taxa de inadimplência (atrasos superiores a noventa dias) registrou nível de 2,87% em dezembro, ficando 0,10 p.p. abaixo do registrado em novembro. Considerando os recursos livres, a inadimplência teve leve queda para pessoa jurídica e ficou praticamente estável para pessoa física.

A taxa média de juros total das operações de crédito do sistema recuou 1,31 p.p. em relação a novembro, ficando em 23,27%.

Com relação aos spreads, considerando a totalidade de recursos, foi registrado um total de 17,0 p.p., sendo 27,76 p.p. nas operações livres e 3,62 p.p. nas operações com recursos direcionados.

Posts relacionados

Recuperação de crédito cai 6,5% no 1º trimestre

Em todo o país, o indicador de recuperação de crédito – obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplentes da base da Boa Vista – registrou queda de 6,5% no primeiro trimestre de 2019 contra o mesmo período do ano anterior. Em março o indicador apontou redução de 3,3% contra fevereiro, de…

39% dos empresários estão otimistas em relação às vendas na Páscoa

Quase 40% dos cerca de 1.200 empresários entrevistados pela Boa Vista, em sua Pesquisa Perspectiva Empresarial para a Páscoa, têm a perspectiva de aumento das vendas nesta Páscoa, no entanto, 16% deles pretendem contratar mais mão de obra este ano para atender um possível aumento da demanda no período. A Boa Vista também identificou que…

Páscoa: dicas da Boa Vista para curtir a data, com economia

As datas comemorativas são boas opções para reunir a família e os amigos, para descansar e viajar, mas também podem pesar no bolso, principalmente se a atividade programada envolver algum gasto extra. Como a Páscoa está chegando, e para que o consumidor não deixe de aproveitar devido a essas despesas não previstas, a Boa Vista…





Indicadores

Indicadores

Estudos Econômicos

Estudos Economicos

Blog do Economista

Blog do Economista Boa Vista Serviços