Produção Industrial registra crescimento de 0,2% em outubro e 1,5% em 12 meses

Dados divulgados hoje pelo IBGE revelam que a Pesquisa Industrial Mensal (PIM) registrou crescimento de 0,2% em outubro, considerando a comparação mensal (série com ajuste sazonal). Considerando os últimos 12 meses, a recuperação ganhou mais consistência, uma vez que sua leitura foi de 0,4% para 1,5% entre os meses de setembro e outubro. Na comparação com out/16 houve crescimento de 5,2%. Ao considerarmos a variação acumulada no ano, houve aumento de 1,9%.

pimout17

Segundo a análise mensal dessazonalizada, houve crescimento nas categorias de Bens de Consumo (1,0%) e Bens de Capital (1,1%). Com relação aos setores, Farmoquímicos e farmacêuticos (20,3%) e Bebidas (4,8%) lideraram os ganhos mensais. Em contrapartida, as maiores perdas ocorreram nas categorias de Produtos do fumo (-8,1%) e Alimentos (-5,7%).pimtabout17

Os dados de outubro indicam que a indústria segue em ritmo de recuperação gradual, com o segundo resultado positivo para o acumulado 12 meses, após ter vindo de retrações consecutivas desde mai/14. Considerando as últimas divulgações dos indicadores de confiança, mantém-se uma perspectiva favorável para atividade industrial nos próximos meses. Caso mantida tais tendências, os dados deverão seguir bastante próximos aos divulgados pelo Boletim Focus (divulgado 04/12), que mantém expectativas de 2,0% para 2017 e 2,9% em 2018.

pimout17setor

 

Posts relacionados

Boa Vista: Recuperação de crédito fica estável em 2018

O indicador de recuperação de crédito – obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplentes da base da Boa Vista – registrou aumento de 2,8% em dezembro contra o mês anterior, de acordo com dados dessazonalizados. No ano de 2018, o indicador fechou com queda de 0,1% em relação a 2017, mantendo-se…

Para BC, atividade econômica cresce 0,29% em novembro

De acordo com o Banco Central, o indicador antecedente da atividade econômica (IBC-BR) subiu 0,29% em novembro na comparação mensal, de acordo com dados dessazonalizados. No acumulado em 12 meses houve avanço de 1,44%. Ao longo do ano o indicador acumulou crescimento de 1,38% ante o mesmo período de 2017. O resultado positivo do indicador…

Análise PMC: Black Friday impulsiona vendas de eletrodomésticos e varejo registra alta de 2,9% em novembro

Conforme já indicava a estimativa da Boa Vista – segundo a qual as vendas na semana da Black Friday teriam crescido 4,7% na comparação com o mesmo período de 2017 –, a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) de novembro, divulgada hoje pelo IBGE, confirmou que a Black Friday ajudou a impulsionar as vendas do varejo…