Vendas no varejo caem 0,4% em outubro

De acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) divulgada pelo IBGE hoje, o volume de vendas no Varejo restrito caiu 0,4% em outubro na comparação mensal com ajuste sazonal. No acumulado em 12 meses o indicador cresceu 2,7%. No acumulado do ano a evolução foi de 2,2% em relação a 2017.

Avaliando as séries na variação mensal (com ajuste sazonal), cinco das oito atividades pesquisadas registraram queda. As principais perdas ocorreram em Livros, jornais, revistas e papelarias (-7,4%), Móveis e eletrodomésticos (-2,5%) e Tecidos, vestuário e calçados (-2,0%).

O Comércio Varejista Ampliado passou de 5,8% em setembro para 5,7% em outubro na variação em 12 meses. Na comparação mensal (dados dessazonalizados) houve redução de 0,2% em relação a setembro.

O resultado de outubro mostra a fragilidade do setor ao registrar a segunda queda mensal consecutiva. Tal desempenho é reflexo de um cenário econômico incerto, que tem induzido o varejo a evoluir de forma oscilante nos últimos meses. Dado que o mercado de trabalho segue em recuperação lenta, pode-se esperar que o indicador siga um movimento tímido para o resto do ano.

Posts relacionados

Boa Vista: Recuperação de crédito fica estável em 2018

O indicador de recuperação de crédito – obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplentes da base da Boa Vista – registrou aumento de 2,8% em dezembro contra o mês anterior, de acordo com dados dessazonalizados. No ano de 2018, o indicador fechou com queda de 0,1% em relação a 2017, mantendo-se…

Para BC, atividade econômica cresce 0,29% em novembro

De acordo com o Banco Central, o indicador antecedente da atividade econômica (IBC-BR) subiu 0,29% em novembro na comparação mensal, de acordo com dados dessazonalizados. No acumulado em 12 meses houve avanço de 1,44%. Ao longo do ano o indicador acumulou crescimento de 1,38% ante o mesmo período de 2017. O resultado positivo do indicador…

Análise PMC: Black Friday impulsiona vendas de eletrodomésticos e varejo registra alta de 2,9% em novembro

Conforme já indicava a estimativa da Boa Vista – segundo a qual as vendas na semana da Black Friday teriam crescido 4,7% na comparação com o mesmo período de 2017 –, a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) de novembro, divulgada hoje pelo IBGE, confirmou que a Black Friday ajudou a impulsionar as vendas do varejo…