Volume de serviços registra recuperação após greve dos caminhoneiros

Segundo a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE divulgada hoje, o volume do setor de serviços subiu 6,6% em junho na comparação com mês anterior (dados dessazonalizados). No acumulado em 12 meses a queda foi de 1,2%. Em relação ao mesmo mês do ano passado houve avanço de 0,9%. No acumulado no ano a atividade do setor caiu 0,9% em relação ao ano anterior.

Nos resultados mensais com ajuste sazonal, o avanço ocorreu em quatro das cinco atividades pesquisadas, destacando-se o grupo Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correios no qual registrou crescimento de 15,7%, após apontar queda de 10,6% no mês anterior.

Em termos regionais, o desempenho mensal positivo ocorreu em 22 dos 27 estados. Os estados que mais contribuíram para o avanço no índice nacional foram São Paulo (4,6%) com maior destaque, Paraná (10,1%), Minas Gerais (9,8%), Rio de Janeiro (3,6%), Mato Grosso (22,6%) e Bahia (9,7%).pms-jun

Por fim, foi observado crescimento da receita nominal de 2,4% no acumulado em 12 meses. No mês de junho foi registrado alta de 6,4% em relação a maio (dados dessazonalizados).

Os resultados de junho demonstram recuperação após as perdas registradas durante a greve dos caminhoneiros, que havia se disseminado para todos os segmentos da pesquisa em maio. Para os próximos meses, espera-se que o setor continue em um ritmo lento de recuperação, sofrendo os impactos do baixo nível de atividade dos demais setores da economia e das incertezas políticas.

Posts relacionados

Dez dicas da Boa Vista para aproveitar as vantagens das compras na Black Friday

16 de novembro de 2018 – Dia 23 de novembro acontece mais uma edição da Black Friday, data cada vez mais aguardada pelo varejo e consumidores brasileiros. Para quem pensa em aproveitar as vantagens e ir às compras nesta ocasião, a área de Serviços ao Consumidor da Boa Vista preparou algumas dicas que podem ajudar…

Vendas na Black Friday devem crescer 4,5%, projeta Boa Vista SCPC

A área de Indicadores e Estudos Econômicos da Boa Vista projeta um crescimento em torno de 4,5% das vendas nesta Black Friday, na comparação com 2017. Com isto, o desempenho do comércio na data deve superar o das demais datas comemorativas deste ano. Na Páscoa, as vendas registraram alta de 3,2%; no Dia das Mães,…

Boa Vista SCPC: Recuperação de crédito aumenta 0,5% em outubro

O indicador de recuperação de crédito – obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplentes da base da Boa Vista SCPC – registrou aumento de 0,5% em outubro contra o mês anterior, de acordo com dados dessazonalizados. No acumulado em 12 meses, o indicador apontou alta de 1,2% (novembro de 2017 até…