Variação acumulada em doze meses do IBC-Br também cresceu, 0,7% no mês.

De acordo com o Banco Central, o indicador antecedente da atividade econômica (IBC-BR[1]) avançou 0,50% na comparação de novembro contra outubro, em linha com as projeções de mercado (+0,44%) de acordo com os dados do ValorPro. A variação do acumulado em 12 meses passou de 0,2% para atuais 0,7%. Na comparação ante o mesmo período do ano anterior, houve um avanço de 2,8%.

Com o resultado, o indicador manteve a mesma tendência apresentada pelas demais pesquisas dos setores de atividade econômica divulgados pelo IBGE para o mês de novembro: Pesquisa Mensal de Serviços subiu 1,0% Pesquisa Mensal do Comércio aumentou 0,7%, enquanto a Pesquisa Industrial Mensal elevou-se em 0,2%.

Os dados do IBC-Br reforçam o quadro de retomada da atividade econômica no país, que deverá também ser confirmada na próxima divulgação do PIB. O comércio e indústria continuam como principais setores pontos de crescimento da atividade econômica. Ainda assim, dados mais robustos só deverão aparecer no segundo trimestre de 2018, período que setor de serviços deverá contribuir para crescimento agregado de modo mais incisivo.

 

ibc

 

 

[1] O IBC-BR é considerado o indicador antecedente mensal do PIB