Pix é um meio de pagamento instantâneo lançado em novembro de 2020 pelo Banco Central. Atualmente, o BC já registra mais de 435 milhões de chaves cadastradas. Com a popularidade do serviço, empresas de pagamentos e instituições financeiras começaram a oferecer o Pix parcelado

Com o Pix é possível fazer e receber transferências em poucos segundos, a qualquer hora e dia, de forma rápida, prática e segura. Além de aumentar a velocidade em que os pagamentos são feitos e recebidos, o Pix contribuiu para melhorar a experiência dos clientes e incentivou a digitalização do mercado de pagamentos. 

Agora que você sabe que existem outras formas de uso para o Pix, como o parcelamento, continue a leitura deste artigo para conhecer melhor esta forma de pagamento

Como funciona o Pix parcelado? 

O Pix parcelado é uma forma do cliente parcelar o valor das compras pelo Pix. Antes de tudo, você precisa entender que esta opção de pagamento não é oferecida pelo Banco Central. Quem oferta o Pix parcelado ao cliente são instituições financeiras e empresas de pagamentos. 

Na prática, sua loja receberá o valor integral pela venda realizada. O seu cliente, em contato com a instituição financeira dele, poderá parcelar este valor diretamente com o órgão, pagando juros por esta transação. 

Alguns bancos e empresas de pagamento já ofereciam ao cliente a possibilidade do consumidor usar o limite do cartão de crédito para realizar transferências e pagamentos pelo Pix. O Banco Central até tinha um planejamento para lançar o Pix Garantido, que seria o nome da transação em que os clientes parcelariam suas transferências por Pix. Contudo, a alternativa foi adiantada pelas instituições financeiras. 

Como fazer Pix parcelado? 

Você pode informar ao cliente a chave Pix do seu estabelecimento ou criar nas máquinas de cartão de crédito um QR Code para que o cliente possa escanear com o aplicativo do banco dele. 

O consumidor terá que entrar no aplicativo do banco, escolher a quantidade de parcelas e a data de vencimento. Se o Pix parcelado estiver atrelado ao cartão de crédito, o vencimento será o mesmo da fatura. Caso a transação seja sem cartão de crédito, o consumidor escolhe o melhor dia para pagar a parcela. 

A pessoa ou empresa para quem o Pix é enviado recebe o valor integral instantaneamente.  

Sugira o Pix parcelado ao seu cliente quando: 

  • Sua loja oferecer desconto para compras no Pix; 
  • Em situações emergenciais, em que o consumidor não tem acesso a cartão de crédito e nem tem dinheiro em conta. 

Outras formas de usar o Pix: 

Antes das instituições financeiras criarem o Pix parcelado, o Banco Central havia lançado duas outras opções de uso para o pix: 

Pix saque: o cliente realiza uma transação financeira pelo Pix e recebe integralmente o valor da transferência. Pode ser realizado em estabelecimentos comerciais, casas lotéricas e caixas eletrônicos cadastrados para isso. 

Pix troco: o cliente faz uma transferência pelo Pix e paga a mais pelo produto que comprou. Sua loja devolve a ele em espécie o valor do troco. 

Usar o Pix parcelado requer controle financeiro para que o consumidor não entre em uma bola de neve e acabe se endividando ainda mais. 

Este conteúdo foi útil? Conte aqui nos comentários! Ah, e acompanhe outras dicas em nossas redes sociais. Acesse o Instagram e o LinkedIn da Boa Vista para ficar por dentro de tudo!