De acordo com a sondagem da indústria, realizada pela FGV, o Índice de Confiança da Indústria (ICI) caiu 1,3% na série dessazonalizada, para 107,0 pontos. O recuou foi verificado nas duas frentes da pesquisa, o Índice da Situação Atual (ISA) passou de 111,8 pontos para 108,4 pontos e o Índice de Expectativas (IE) atingiu 104,6 pontos, ante 104,9 em julho.

Na comparação interanual, o ICI aponta elevação de 8,9%, o ISA de 11,5% e o IE de 5,6%. No ano, contudo, os números dessazonalizados de agosto seguem inferiores aos registros de dezembro de 2020. O ISA recuou 10,5 pontos em relação ao último mês do ano anterior e o IE 5,0 pontos.

O resultado do mês reflete alguns desafios enfrentados pelo setor no período. Primeiro, a crise hídrica tende a pressionar os custos do setor para cima e, segundo, a escassez de insumos preocupa, cada vez mais, num momento em que o nível de estoques é relativamente baixo. Contudo, para uma retomada consistente, o indicador depende da melhora no cenário geral da economia e do desempenho dos demais setores da atividade.

Por fim, o nível de utilização da capacidade instalada passou de 80,1% em julho para 79,7% em agosto, redução de 0,4 p.p. de acordo com dados dessazonalizados.