De acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) divulgada pelo IBGE hoje, o volume de vendas no Varejo restrito aumentou 0,3% em março na comparação mensal com ajuste sazonal. No acumulado em 12 meses o indicador cresceu 1,3%. Já com relação ao primeiro trimestre de 2019, o avanço também foi de 0,3%.
Avaliando as séries na variação trimestral, cinco das oito atividades pesquisadas registraram avanço em relação ao mesmo período de 2018. Entre os setores que avançaram, os destaques foram para Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (6,9%) e Outros artigos de uso pessoal e doméstico (4,1%).
O Comércio Varejista Ampliado passou de 4,9% em fevereiro para 3,9% em março na variação em 12 meses. Na comparação mensal (dados dessazonalizados) houve alta de 1,1% em relação a fevereiro.
Apesar do resultado positivo no trimestre, o movimento não foi suficiente para frear a desaceleração na análise em 12 meses, que vem ocorrendo desde agosto de 2018. O indicador reflete a dificuldade que o setor vem apresentando em estabelecer um ritmo de crescimento da atividade ao longo dos últimos meses. Logo, com a alta taxa de desemprego, queda da confiança e baixo desempenho dos outros setores econômicos, espera-se que o varejo siga em um padrão de crescimento gradual ao longo do ano.