No mundo empresarial, estar a par de todos riscos e oportunidades presentes no mercado não é uma tarefa fácil dado as inúmeras fontes de informações existentes, principalmente quando se trata de pequenas e médias empresas onde a inovação é constante.

Sendo assim, faz-se necessário utilizar-se de técnicas que auxiliem a realização de uma análise clara e estratégica do mercado para a tomada de decisões assertivas, como a análise SWOT. Continue a leitura e descubra mais sobre esse método e a importância de aplicá-lo em sua empresa com a Boa Vista!

Como surgiu a análise SWOT?

Desenvolvida na década de 1960 na Universidade de Stanford, a criação da matriz ou análise SWOT é atribuída ao consultor em gestão do instituto de pesquisas Albert Humphrey e sua origem se deu a partir da análise das 500 maiores empresas estadunidenses.

Considerada uma ferramenta clássica da administração, a matriz SWOT surgiu, portanto, com a finalidade analisar o contexto de grandes empresas, mas, dada sua eficácia e fácil aplicação, esse método foi rapidamente adotado também por empresas de menor porte.

O que significa a sigla SWOT?

A sigla SWOT representa quatro palavras em inglês: Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats. Essas palavras podem ser traduzidas para o português como forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, respectivamente, por isso, é comum encontrar referências a essa ferramenta como Matriz FOFA em algumas citações.

Cada uma das palavras que compõem a sigla SWOT correspondem a uma dimensão a ser analisada, tanto no ambiente interno da empresa quanto no ambiente externo.

Ambiente Interno

Como o próprio nome sugere, o ambiente interno diz respeito aos fatores que influenciam o desempenho internamente e que podem ser controlados pela empresa, como o capital, os recursos humanos, a estrutura organizacional, etc. Na análise swot, o ambiente interno é representado pelas forças e fraquezas da organização:

Forças

São as características internas da empresa que dão vantagem sobre os concorrentes, ou seja, o diferencial da sua empresa em relação às demais. Isso pode incluir tudo, desde uma equipe forte e dedicada, tecnologia avançada, propriedade intelectual, até um local de negócios favorável.

Fraquezas

As fraquezas, por sua vez, representam as características internas que colocam a empresa em desvantagem em relação aos concorrentes, seja por falta de especialistas no quadro de funcionários, processos ineficientes ou até mesmo pelo uso de tecnologia desatualizada, por exemplo.

Ambiente Externo

O ambiente externo, diz respeito a tudo o que pode afetar a empresa porém não pode ser controlado por ela, como o mercado, a concorrência, regulamentações governamentais, mudanças nas tendências de consumo, etc. Os componentes desse ambiente são as oportunidades e as ameaças:

Oportunidades

As oportunidades são tudo aquilo que a organização pode explorar tanto para a melhoria de sua performance quanto para a expansão de seus negócios.

Mudanças na demanda do mercado, o surgimento de um potencial segmento de clientes, a adoção de legislações favoráveis e até mesmo a implantação de novas tecnologias são exemplos de oportunidades que podem ser exploradas.

Ameaças

Por outro lado, as ameaças são os fatores externos que podem causar problemas para a organização, a entrada de novos concorrentes no mercado, as mudanças nas preferências dos consumidores, instabilidade econômica e novas regulamentações governamentais, são algumas das ameaças que podem surgir ao longo do tempo.

Como fazer uma análise SWOT

Como já dito anteriormente, uma das principais características da análise SWOT é a sua fácil aplicação, para fazer a análise SWOT na sua empresa basta seguir essas 4 etapas:

  1. Identifique as forças de seu negócio: isso ajuda a entender o que a empresa faz de melhor e como ela pode trabalhar esses pontos fortes para maximizar seu desempenho no mercado.
  2. Reconheça as suas fraquezas: este é o primeiro passo para a adoção de medidas que possam minimizá-las, visando diminuir a disparidade em relação à concorrência.
  3. Identifique as oportunidades: identificar e explorar novas oportunidades podem ajudar a empresa a obter vantagem competitiva no mercado.
  4. Liste as ameaças existentes: essa é uma etapa crucial, pois conhecer as ameaças existentes pode ajudar a desenvolver estratégias eficazes para mitigar seus impactos.

É importante destacar que a análise SWOT deve ser vista como um processo contínuo, dessa forma, para garantir que a empresa esteja sempre atualizada e preparada para enfrentar novos desafios, é necessário que a análise SWOT seja atualizada regularmente de acordo com as necessidades de mercado e internas.

Por que realizar a análise SWOT em uma pequena ou média empresa?

A análise SWOT pode ser usada por organizações de todos os tamanhos e setores, desde pequenas startups até grandes corporações multinacionais.

E, embora a análise SWOT seja pouco utilizada por empresas de pequeno e médio porte no cenário brasileiro, ela pode ser especialmente útil para elas, servindo como um guia para a realização de uma gestão estratégica, otimizando o uso dos recursos limitados e aumentando a competitividade da empresa no mercado, auxiliando em seu crescimento.

Agora que você já sabe o que é análise SWOT para pequenas e médias empresas, que tal descobrir mais dicas para o seu negócio? Confira o Blog Boa Vista e mantenha-se atualizado!