Quais os fatores que levam uma organização ao sucesso? Essa é uma pergunta muito frequente entre os empresários e aqueles que desejam começar algum negócio. Há muita complexidade por trás das metas alcançadas, mas uma coisa é certa: sem gestão estratégica não é possível prosperar, independente do porte e segmento da empresa.

Elaborar planos concretos, definir objetivos, aperfeiçoar processos, gerenciar recursos e manter a organização em todos os setores.  Uma estrutura organizacional bem definida é a chave para atingir os objetivos traçados. Analisando assim pode parecer óbvio, porém não é uma tarefa nada fácil.

Neste artigo que preparamos você vai entender o conceito de gestão estratégica e suas características para te ajudar a alavancar o seu negócio. Continue a leitura.

Qual o conceito de gestão estratégica? 

O mundo dos negócios, muito por conta do mercado competitivo e das evoluções tecnológicas, está cada vez mais dinâmico. Sendo assim, as empresas se veem obrigadas a mudarem a forma de gestão para se adequarem às tendências. É exatamente nesse sentido que surge a gestão estratégica.

Em síntese, gestão estratégica é uma maneira de tornar o negócio mais eficaz. É uma gama de ações de gerenciamento visando os objetivos desejados pela organização.

 Por isso que dentro de uma gestão estratégica envolve avaliação de metas, análise do mercado e do ambiente organizacional, além do processo de aperfeiçoar as estruturas da empresa.

São diagnósticos feitos para implementar as estratégias elaboradas e depois avaliá-las.  Assim, os objetivos ficam mais fáceis de serem alcançados. Portanto os passos são: diagnosticar, formular, implementar e por último acompanhar. 

Qual a diferença entre gestão estratégica e planejamento estratégico?

Antes de avançarmos no tema, é importante esclarecer a diferença entre gestão estratégica e planejamento estratégico. Até porque, são duas ferramentas importantes que muitas pessoas podem confundi-las.

O planejamento estratégico tem como objetivo definir ideias e a partir delas gerar o plano de ação para buscar os objetivos.

Já a gestão estratégica tem como característica a avaliação dos planos, elaborar mudanças  estratégicas e realizar o acompanhamento da implementação dessas. É o gerenciamento de toda a empresa, a partir de ações estratégicas.

A Importância da gestão estratégica

Uma gestão estratégica competente proporciona muitos benefícios às empresas. Como dissemos antes, é fundamental para o crescimento dos negócios. Veja as vantagens:

- A otimização de muitos processos, possibilita que a empresa tenha um ganho em tempo e economia de recursos e aumento de produtividade.

- A empresa fica mais unificada, pois a gestão estratégica passa por todos os setores. Assim, a comunicação entre os funcionários e o fluxo melhora com as áreas trabalhando em conjunto.

- Com uma gestão otimizada e simplificada, a empresa  utiliza melhor os recursos financeiros. Isso significa economia de verba. 

Como implementar a gestão estratégica?

Programar a gestão estratégica empresarial é um desafio e tanto, até porque ela precisa passar por todas as áreas. Entretanto, existem algumas formas para que isso aconteça da melhor maneira possível e eficiente. Separamos algumas dicas que podem ser importantes para qualquer tipo de empresa.

Realiza a análise SWOT/FOFA

Análise SWOT ou FOFA é uma ferramenta de gestão estratégica, utilizada para analisar cenários, antes de implementar algum projeto na empresa.

Essa, justamente, deve ser a primeira ação a ser feita. Entenda a situação organizacional, para identificar suas fraquezas, seus pontos de força, ameaças e oportunidades.  Essas características estão ligadas aos processos a serem desenvolvidos. 

Saiba quais são suas metas

Definir as metas desejadas e como serão atingidas é fundamental para a gestão estratégica.  Significa elaborar um plano de ação claro e concreto. Para isso, os passos podem ser a definição dos objetivos, as tarefas que serão feitas para isso, definir o orçamento que será utilizado, a divisão de atividades e a criação de um cronograma organizado. 

Procure investir em novas tecnologias 

O mundo dos negócios está cada vez mais dinâmico e a gestão organizacional não pode ser diferente. Investir em tecnologias é fundamental e é uma grande aliada para  alcançar as metas. Portanto, não esqueça de capacitar seus funcionários. 

Facilite os processos

Muitos processos costumam ser burocráticos, como análise dos indicadores, contratações e demissões. Evite a burocracia e algumas práticas desnecessárias enraizadas na empresa. Simplifique os processos e ganhe tempo , além de melhores resultados. 

Comunicação mais integrada 

Utilize recursos para otimizar a comunicação da equipe  como, por exemplo, aplicativos. Dessa forma, diminui ruídos, falhas na comunicação, integra o time e, por consequência, aumenta a taxa de produtividade. 

Investir na automatização do marketing

As estratégias de marketing também estão cada vez mais desenvolvidas e inteligentes. Sua empresa precisa estar conectada com essa realidade. Uma opção é contratar softwares de automatização que auxiliam nos processos para buscar os resultados.

Gestão estratégica baseada em dados

Uma forma de gestão estratégica é a baseada em dados. Empresas que possuem a cultura de dados enraizada têm mais possibilidades de alcançarem o sucesso. No entanto, inúmeras organizações apresentam dificuldades para implementar esse tipo de gestão.

 Isso acontece porque essas instituições não sabem quais KPIs  e métricas mensurar, além  dos gestores não terem o hábito de analisarem os dados para as tomadas de decisões. 

 Métricas X KPIs

Existe uma diferença entre métricas e KPIs que precisa ser identificada. Sem esse entendimento, se torna impossível fazer uma gestão estratégica baseada em dados.

As métricas são aqueles números medidos relacionados ao seu negócio. Um exemplo são os números de contagens. Podem ser de conversões de vendas ou o total de visitantes no seu site.

Os KiPIs são indicadores-chave, que quantificam a performance, de acordo com as metas de cada empresa.  Em outras palavras, são indicadores para analisar o desempenho do negócio. Por isso que os KPIs devem ser acompanhados de maneira mais constante.

Como Implantar o planejamento por dados ?

Assim como para implementar a gestão de planejamento estratégico existem algumas formas, para inserir a cultura de dados em uma empresa também.

O primeiro passo é, dentro de um planejamento,  definir o que será medido. Após, estipule qual ferramenta será utilizada para essa tarefa e o prazo para isso.

Um outro ponto importante é a criação de uma rotina. De nada adianta analisar os dados hoje , depois daqui três dias e dois meses depois. Os números precisam ser acompanhados por períodos determinados.

A divisão de responsabilidades também é fundamental na organização desse processo de gestão. Defina quem ficará responsável por cada métrica. Isso garante um acompanhamento regular dos números, evitando o esquecimento.

E a última dica, mas não menos importante é em relação ao número de indicadores. Sempre tenha a quantidade de métricas necessárias. A ideia é ir ampliando com o tempo. 

Gostou do conteúdo? Agora que você já sabe a importância de uma gestão estratégica para a sua empresa e como fazê-la, é hora de colocar a mão na massa e levar o seu negócio ao sucesso.