Inteligência artificial não é a mesma coisa que inteligência analítica. A primeira usa a tecnologia para tomar decisões de forma similar a um ser humano. Já a inteligência analítica descobre e interpreta padrões revelados através do universo Big Data. É por isso que é considerada uma grande aliada para melhorar o desempenho das empresas e ajudar a identificar perfis de consumidores e do mercado. 

Neste artigo, falaremos um pouco mais sobre os dois termos e como a inteligência artificial e analítica pode ser aplicada ao seu negócio.

O que é inteligência analítica? 

A inteligência analítica é uma ferramenta capaz de transformar milhares de dados em informações preciosas para a sua empresa. Esta tecnologia faz uma verificação detalhada de uma base de materiais, como perfil do público, o que procuram, como pesquisam, etc.  

Esta análise e interpretação dos dados, feita pela inteligência analítica, tem transformado o trabalho das organizações, que têm uma base sólida de informações para tomada de decisões sobre novos produtos, tendências de consumo e perfil do cliente, por exemplo.

Qual a relação entre Big Data e inteligência analítica? 

Big Data é um conjunto de inúmeros e complexos dados que serão analisados e processados com o uso da inteligência analítica para que sejam obtidas informações que possam beneficiar empresas e organizações.  

Na prática, o Big Data é o sistema que reúne todos os dados coletados de usuários e empresas no mundo. A interpretação e organização desses conceitos é feito com o uso de inteligência analítica. Por isso, os dois termos não significam a mesma coisa, mas atuam em conjunto para proporcionar materiais relevantes para auxiliar na tomada de decisão das empresas. 

A principal promessa da inteligência artificial é automatizar tarefas rotineiras, tornando os profissionais humanos mais eficientes, já que as atividades mais básicas podem ser realizadas pela AI. 

Como a inteligência artificial está relacionada com a inteligência analítica? 

A inteligência analítica também tem o propósito de automatizar a interpretação de dados. Imagine sua empresa tendo que gerar insights manualmente sobre os milhares de materiais que podem ser coletados diariamente no seu site. Trabalhoso, não é mesmo? Por isso que a inteligência analítica se torna tão valiosa. Ela observa e interpreta dados em uma velocidade extraordinária, contribuindo para a tomada de decisões importantes nas organizações. 

Como a inteligência artificial e analítica pode ser aplicada ao seu negócio? 

As duas tecnologias transformam o dia a dia das organizações. O uso da inteligência artificial automatiza processos que antes eram feitos por humanos e que demandavam muito tempo e esforço das pessoas. Hoje, tarefas simples podem ser feitas com o uso de AI, como, por exemplo, o atendimento ao cliente em uma rede social através de um chatbot. O assistente virtual utiliza a inteligência artificial para conversar com pessoas de forma clara, objetiva e mais parecida com uma conversa entre humanos. 

Assim, as empresas podem direcionar os colaboradores que estavam atuando no atendimento ao cliente para fazerem tarefas mais complexas ou outras atividades que a IA ainda não é capaz de desempenhar. 

Já com a inteligência analítica, sua empresa terá informações detalhadas sobre a organização e todos os vieses que envolvem seu negócio. Com isso, você pode melhorar suas campanhas de vendas, analisar custos de produtos, avaliar a criação de um novo produto e assim por diante. A inteligência analítica gera um relatório completo através do Big Data para contribuir com o desenvolvimento da sua organização. 

A interpretação das informações é valiosa e pode ser usada como uma força determinante para os negócios. 

Como a Boa Vista ajuda empresas na tomada de decisões sobre o negócio 

Nós, da Boa Vista, usamos inteligência analítica na transformação de informações em materiais para auxiliar na tomada decisões em todo o ciclo do crédito.   

Ao incluir a inteligência analítica no processamento de dados, é possível conseguir informações precisas sobre quem é, de onde vem, e como o seu público entra em contato com a sua marca.  

Sendo assim, muitas empresas usam esse recurso no apoio às tomadas de decisões sobre o negócio. Segundo uma pesquisa realizada pelo fórum digital Consumidor Moderno, 75% das organizações já utilizam inteligência analítica para gerir seu banco de dados.  

Fale conosco e saiba como a Boa Vista pode ajudar o seu negócio. 

-

Este conteúdo foi útil? Acompanhe outras dicas em nossas redes sociais. Acesse o Instagram e o LinkedIn da Boa Vista para ficar por dentro de tudo!