Brasileiro ganha disputa para comandar OMC

Por Paulo Rabello de Castro, da RC Consultores

Roberto Azevedo, diplomata de carreira e sediado na OMC, Organização Mundial do Comércio, ganhou ontem a disputa para dirigir a instituição pelos próximos quatro anos. Superou seu contendor, o mexicano Hermínio Blanco, além de outros seis que foram ficando para trás. Roberto Azevedo substituirá o francês Pascal Lamy, que comandava a OMC por dois mandatos, desde 2005. Lamy foi votado pelos países avançados com a missão de concluir a rodada de Doha, mas não teve sucesso. A crise de 2008 aprofundou a crise interna na OMC, enquanto os principais países passaram a buscar acordos comerciais bilaterais ou regionais.

O desafio principal de Azevedo é o de construir uma agenda global num mundo que procura agora parcerias especificas, de âmbito mais restrito. Exemplos: a Parceria TransPacífico, que os EUA lideram, procurando envolver comercialmente os aliados em torno daquele oceano, como Japão, Austrália, Coreia do Sul e alguns dos nossos vizinhos, Peru, Colômbia e Chile; e agora, se fala da Parceria Transatlântica de Comércio e Investimentos (TTIP em inglês), reunindo a Europa e aproximando a África. A próxima grande reunião da OMC será em dezembro, em Bali, onde a habilidade do novo diretor geral de “construir pontes” – dito por ele –  entre as grandes potências, os BRICs (que o apoiam no momento) e países pequenos será posta a uma dura prova.

Ed.180

Comentários

comentários

Posts relacionados

Inadimplência do consumidor cai 2,4% em novembro

A inadimplência do consumidor caiu 2,4% em novembro na avaliação mensal com ajuste sazonal, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC. Já nos valores acumulados em 12 meses (dezembro de 2016 até novembro de 2017 frente aos 12 meses antecedentes) houve retração 3,5%. Quando comparado o resultado contra o mesmo mês de 2016,…

Produção Industrial registra crescimento de 0,2% em outubro e 1,5% em 12 meses

Dados divulgados hoje pelo IBGE revelam que a Pesquisa Industrial Mensal (PIM) registrou crescimento de 0,2% em outubro, considerando a comparação mensal (série com ajuste sazonal). Considerando os últimos 12 meses, a recuperação ganhou mais consistência, uma vez que sua leitura foi de 0,4% para 1,5% entre os meses de setembro e outubro. Na comparação…

Cresce fatia dos que utilizarão o 13º salário para pagar contas de início de ano e poupar

  Dos mais de mil entrevistados pela Boa Vista SCPC, em sua pesquisa online sobre hábitos de consumo para o Natal e Fim de Ano, 75% dos respondentes afirmaram que receberão o 13º salário. Destes, 37% disseram que utilizarão a renda extra para quitar dívidas, o que representa uma queda de 19 pontos percentuais (p.p.)…