Governo reduz TJLP e prorroga PSI para estimular investimento

Por José Valter Martins de Almeida, da RC Consultores

O governo prorrogou o Programa de Sustentação do Investimento (PSI) até 2013, que contará com até R$ 100 bilhões e taxas de juros variando de 3% a 8% ao ano. Também reduziu a Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) de 5,5% para 5% ao ano a partir de janeiro.  Para o Ministro Mantega, com essa medida o governo espera elevar em 8% os investimentos, após cinco trimestres de queda. Essa expansão ajudaria o Brasil a crescer 4% em 2013, segundo o Ministro.

É provável que em 2013 a economia brasileira não responda a esses estímulos oficiais com a mesma vivacidade de 2009. A pressão de custos impõe uma nova situação hoje. A indústria de transformação, com queda importante sobre o ano passado, é quem melhor expressa esse aperto geral nos segmentos produtivos.

Ed.84

 

Comentários

comentários

Posts relacionados

Inadimplência do consumidor cai 2,4% em novembro

A inadimplência do consumidor caiu 2,4% em novembro na avaliação mensal com ajuste sazonal, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC. Já nos valores acumulados em 12 meses (dezembro de 2016 até novembro de 2017 frente aos 12 meses antecedentes) houve retração 3,5%. Quando comparado o resultado contra o mesmo mês de 2016,…

Produção Industrial registra crescimento de 0,2% em outubro e 1,5% em 12 meses

Dados divulgados hoje pelo IBGE revelam que a Pesquisa Industrial Mensal (PIM) registrou crescimento de 0,2% em outubro, considerando a comparação mensal (série com ajuste sazonal). Considerando os últimos 12 meses, a recuperação ganhou mais consistência, uma vez que sua leitura foi de 0,4% para 1,5% entre os meses de setembro e outubro. Na comparação…

Cresce fatia dos que utilizarão o 13º salário para pagar contas de início de ano e poupar

  Dos mais de mil entrevistados pela Boa Vista SCPC, em sua pesquisa online sobre hábitos de consumo para o Natal e Fim de Ano, 75% dos respondentes afirmaram que receberão o 13º salário. Destes, 37% disseram que utilizarão a renda extra para quitar dívidas, o que representa uma queda de 19 pontos percentuais (p.p.)…