Nunca antes na história do sistema de metas

Por Flávio Calife e Yan Cattani, da área de Indicadores e Estudos Econômicos da Boa Vista SCPC

O relatório Focus de hoje divulgado pelo Banco Central traz uma novidade nas expectativas dos analistas em relação ao crescimento da economia e ao nível geral de preços. Pela primeira vez desde que o sistema de metas foi implementado em 1º de junho de 1999, e que o relatório Focus é publicado, há uma combinação de expectativas de crescimento negativo da economia com inflação acima do teto da meta. Os números de hoje apontam para um PIB negativo em 0,44% e para uma inflação de 7,27%, acima do teto de 6,5%.

De fato houve momentos na história do sistema de metas para a inflação em que observamos expectativas e resultados negativos da atividade ou variação de preços acima do teto, mas nunca tivemos essa combinação explosiva de resultados. Há pouco mais de dois meses, em 19/12/2014, as expectativas ainda eram de inflação no teto da meta, mesmo que com um baixo crescimento de 0,55%. O ambiente se deteriorou muito rapidamente de lá pra cá. Colaboraram muito para isso as incertezas na Petrobras, o fortalecimento da oposição no Congresso e os racionamentos de água e luz à vista. Isso sem contar com a rápida alta do dólar e os aumentos esperados nas taxas básicas de juros.

Diz-se que no Brasil o ano só começa depois do Carnaval. Essa não tem sido a regra para 2015. Essa série de notícias negativas neste início de ano derrubou a popularidade dos governantes e criou um cenário ainda mais atribulado. Os agentes econômicos reveem suas decisões e se preparam para momentos difíceis. Estamos assim diante da possibilidade de um novo recorde negativo.

Comentários

comentários

Posts relacionados

Movimento do Comércio sobe 0,4% em outubro

O Indicador Movimento do Comércio, que acompanha o desempenho das vendas no varejo em todo o Brasil, subiu 0,4% em outubro quando comparado a setembro na análise com ajuste sazonal, de acordo com os dados apurados pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Na avaliação acumulada em 12 meses (novembro de 2016…

34% dos consumidores dizem não ter controle dos ganhos e gastos

Para investigar os hábitos sobre controle orçamentário e fontes de informações sobre o tema, a Boa Vista SCPC realizou uma pesquisa inédita com aproximadamente 1200 consumidores, de todo o Brasil, e constatou que 34% dos entrevistados não controlam o quanto ganham e gastam no mês. Realizada entre os meses de maio e julho, a pesquisa…

Percentual de cheques devolvidos atinge 1,70% em outubro

O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados[1] foi de 1,70% em outubro, registrando considerável redução em relação ao mesmo mês do ano anterior (-0,76 p.p.). Na comparação mensal, o percentual de cheques devolvidos sobre movimentados diminuiu frente ao mês de setembro (quando o nível…