Seguradoras como fontes de dados na nova lei do Cadastro Positivo

Existem muitas dúvidas sobre o Cadastro Positivo quando falamos de seguradoras. Queremos ajudar as empresas envolvidas, e ficamos à disposição para tirar quaisquer dúvidas que possam surgir.

Vocês já estão se preparando para esta nova realidade?

A legislação que disciplina o Cadastro Positivo considera como fonte pessoa natural ou jurídica que conceda crédito, administre operações de autofinanciamento ou realize venda a prazo ou outras transações comerciais e empresariais que lhe impliquem risco financeiro, inclusive as instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil e os prestadores de serviços continuados de água, esgoto, eletricidade, gás, telecomunicações e assemelhados (inciso IV do art. 2º da Lei 12.414/2011, na versão da Lei Complementar 166/2019).

A falha no envio das informações restringe as chances do consumidor de acesso ao crédito justo e, por esta razão, as fontes poderão sofrer reclamações daqueles prejudicados pela ausência de tais informações, inclusive junto aos órgãos de defesa do consumidor. As informações das seguradoras são muito relevantes na composição do histórico de crédito, pois estão vinculadas à análise de risco de crédito ao consumidor.

Por isso, é evidente que as seguradoras que melhor se adequarem ao cumprimento da regulação na condição de fonte terão um diferencial em comparação a seus concorrentes no mercado.


Buscar por período:

TAGS

Posts relacionados

pagamento de dívidas

[PESQUISA] Cai o comprometimento da renda de consumidores inadimplentes com o pagamento de dívidas

Caiu de 70% para 68% o número de consumidores inadimplentes com mais de 50% da renda comprometida com o pagamento de dívidas (atrasadas ou não) no 2º semestre de 2019, em comparação com o mesmo período de 2018. Os dados fazem parte da Pesquisa Perfil do Consumidor Inadimplente, feita pela Boa Vista, durante o 2º…

Dicas para economizar na compra de material escolar

Tradicionalmente, janeiro é o mês em que pais e responsáveis por alunos dedicam tempo para a compra da lista de material escolar, além de reposição de material básico, como lápis, caneta, borracha, etc. Pensando nessa necessidade, a Boa Vista oferece dicas de como o consumidor pode economizar na compra dos materiais, sem comprometer demais o…

Para BC, atividade econômica avança pelo quarto período consecutivo em novembro

De acordo com o Banco Central, o indicador antecedente da atividade econômica (IBC-BR[1]) variou 0,18% em novembro na comparação mensal, de acordo com dados dessazonalizados. Já referente ao acumulado dos onze primeiros meses do ano, o indicador apontou alta de 0,95% contra o mesmo período do ano passado. Nos últimos 12 meses o IBC-BR acumulou…