Expectativas em torno da reunião de política monetária do BCE

Por José Valter Martins de Almeida, da RC Consultores

A poucos dias da reunião do BCE, os dados de atividade na zona do euro decepcionam, corroborando um cenário de mais ação da autoridade monetária. Por outro lado, a inflação veio acima do esperado em julho. Essas duas forças contraditórias serão colocadas sobre a mesa na reunião de política monetária do BCE, na quinta-feira. Do lado financeiro, um pedido formal de ajuda da Espanha pode precipitar a intervenção do fundo de estabilidade financeira (EFSF) no mercado de títulos soberanos. Essa questão vem sofrendo críticas por parte de alguns países, sobretudo da Alemanha.

O presidente do BCE, Mario Draghi, defendeu ontem ante a Eurocâmera, em Bruxelas, o programa de compra de bônus a médio prazo, de até três anos, nos mercados secundários, com a finalidade de aliviar a carga financeira dos países que pior se financiam nos mercados. Essas declarações alimentam as expectativas de que Draghi anuncie, na reunião de quinta-feira, um novo plano de compra de dívida pública para rebaixar a pressão sobre a Espanha e Itália. A situação das regiões autônomas espanholas é um sinal de que o cenário fiscal da Espanha é frágil e dificilmente será resolvido com recursos próprios.

Ed.22

Comentários

comentários

Posts relacionados

34% dos consumidores dizem não ter controle dos ganhos e gastos

Para investigar os hábitos sobre controle orçamentário e fontes de informações sobre o tema, a Boa Vista SCPC realizou uma pesquisa inédita com aproximadamente 1200 consumidores, de todo o Brasil, e constatou que 34% dos entrevistados não controlam o quanto ganham e gastam no mês. Realizada entre os meses de maio e julho, a pesquisa…

Percentual de cheques devolvidos atinge 1,70% em outubro

O número de cheques devolvidos (segunda devolução por falta de fundos) como proporção do total de cheques movimentados[1] foi de 1,70% em outubro, registrando considerável redução em relação ao mesmo mês do ano anterior (-0,76 p.p.). Na comparação mensal, o percentual de cheques devolvidos sobre movimentados diminuiu frente ao mês de setembro (quando o nível…

Vendas no varejo crescem 0,5% em setembro e caem 0,6% no acumulado 12 meses

De acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) divulgada pelo IBGE, o volume de vendas no Varejo restrito subiu 0,5% em setembro na comparação mensal (com ajuste sazonal), enquanto na variação acumulada em 12 meses, a trajetória do indicador apresentou melhora de 1 p.p. em relação ao mês anterior, apresentando retração de apenas 0,6%….