A Boa Vista, empresa que aplica inteligência analítica de ponta na transformação de informações em insumos para decisões em concessão de crédito e negócios em geral, divulgou hoje seus resultados do 2º Trimestre de 2022.  

“É com satisfação que apresentamos os resultados da Companhia no segundo trimestre de 2022. Com eles, atingimos o quinto trimestre consecutivo registrando recorde em receita líquida em relação aos já alcançados na história da Boa Vista -- com crescimento expressivo tanto em serviços de decisão quanto em recuperação de crédito, ambos baseados em analytics”, afirma o CEO Dirceu Gardel. “A satisfação é ainda maior porque estes resultados foram atingidos graças ao sucesso da nossa estratégia, fundada no oferecimento das melhores e mais flexíveis (e adaptadas ao cenário) soluções analíticas para nossos clientes, tanto em concessão de crédito quanto em recuperação de débitos. O Indicador de Registro de Inadimplentes da Boa Vista tem apontado uma progressão contínua da inadimplência, atingindo aumento de 14,7% frente ao mesmo trimestre de 2021. Por outro lado, embora em desaceleração, a demanda por crédito continua forte. Por isso, trabalhamos para oferecer serviços analíticos adequados à realidade de nossos clientes, aprofundando o conhecimento sobre o comportamento de seus consumidores, para reduzir o risco, mas sem desperdiçar oportunidades”, comenta Dirceu Gardel. 

“Exemplos de soluções analíticas inovadoras e flexíveis o suficiente para adequar-se à realidade de nossos clientes são o PowerScore4 e o Modelo de Renda Presumida. O PowerScore4 pode aumentar em até 150% o número de pessoas que receberão crédito, com menor risco para as empresas e atingindo inclusive os chamados ‘desbancarizados’. Já o Modelo de Renda Presumida é alimentado por mais de 200 variáveis da nossa rica base de dados, nos permitindo presumir a renda de um consumidor, sem a necessidade de solicitação de comprovantes de renda”, prossegue Gardel. 

“Mas não é apenas nos serviços de decisão para a concessão de crédito que aplicamos nossas soluções baseadas em inteligência analítica e tecnologia avançada. O mesmo ocorre nos serviços de recuperação. Nossos Scores de Recuperação de Crédito para pessoas jurídicas e pessoas físicas permitem aos nossos clientes -- por meio de dados comportamentais, como histórico de pagamentos passados e atuais, informações cadastrais e movimentação no mercado de crédito -- identificar quais são os consumidores e empresas que estão propensos a quitarem débitos em aberto. Assim, é possível priorizar estes consumidores e empresas na hora de cobrar. Além disso, outra de nossas estratégias de cobrança prevê a antecipação do prazo de envio do primeiro comunicado de débito em atraso, dos tradicionais 36 dias para 21 dias, medida que tem aumentado em 40% a efetividade da recuperação dos valores devidos”, conclui o CEO da Boa Vista. 

Recordes há cinco trimestres 

A receita líquida obtida no 2º Tri de 2022 atingiu R$ 224,6 milhões, 23,64% mais do que no mesmo período do ano anterior. É o quinto trimestre consecutivo em que a receita líquida atinge resultado recorde na história da Boa Vista.  

Na linha de Serviços para Decisão das empresas clientes, o crescimento em relação ao 2º Tri de 2021 foi de 21,9%. Dentro desta linha, as Soluções Analíticas tiveram incremento de receita líquida de 18,9%. Neste serviço específico, cujo desenvolvimento tem sido um dos principais focos da Companhia, as instituições financeiras foram o principal setor de incremento na contratação de novos pacotes de soluções estratégicas, seguidas por Telecom & Utilidades e Seguradoras. 

Ainda em Serviços para Decisão, Relatórios de Risco tiveram pequeno crescimento, de 1,2% ano contra ano, embora a estratégia da Boa Vista seja a de migrar os clientes da contratação destes informes com dados brutos para soluções com maior teor de inteligência analítica. A receita líquida com Soluções de Marketing avançou 44,4%. Descontado esta receita pontual, o crescimento das Soluções de Marketing no trimestre foi impulsionado pelos segmentos de Seguradoras, Telecom & Utilidades e Varejo. 

Também na linha de Serviços para Decisão, os Serviços Antifraude tiveram incremento na receita líquida de 321,6% em relação ao 2º Tri de 2021, graças principalmente pelo cômputo do resultado da Konduto, empresa especializada no antifraude para e-commerce e meios de pagamento digitais adquirida em março de 2021, mas cujos números só passaram a ser incorporados ao balanço da Boa Vista em agosto daquele ano. Crescimento relevante (+76,1% ano contra ano) também foi registrado em Serviços ao Consumidor, que foram incrementados pelo aumento dos acordos firmados e leads de renegociação gerados pela Acordo Certo (plataforma 100% virtual para renegociação de dívidas de consumidores, adquirida em dezembro de 2020) e de novas ações de monetização de fluxo da plataforma. 

Serviços de recuperação têm alta ainda maior 

O crescimento em receita de Serviços de Recuperação no 2º Tri de 2022 foi ainda mais expressivo (+33,5% em relação ao mesmo período de 2021) também na outra grande linha de serviços da Boa Vista, os Serviços para Recuperação de débitos, atingindo R$ 35,8 milhões e influenciado pelo aumento da inadimplência. O mercado continua respondendo bem à proposta da Companhia em priorizar os comunicados de débito digitais. Eles são mais eficientes, têm custo menor para as empresas que os contratam, são mais discretos para o consumidor que recebe as mensagens, proporcionam margem maior para a Boa Vista e reduzem o impacto ambiental. Não à toa, as Soluções Digitais de recuperação cresceram 57,3% ano contra ano. Mas mesmo as Soluções Impressas e Relatórios tiveram aumento de 2,2% em comparação à receita líquida obtida no 2º Tri de 2021, mesmo estando sendo gradativamente substituídas pelas Soluções Digitais.  

Investimentos com eficiência

Também o EBTIDA ajustado teve crescimento expressivo no 2º Tri de 2022, de 56,4%, em relação ao mesmo período do ano anterior. A margem EBITDA ajustada atingiu a marca de 53,7%, 11 pontos percentuais superior, ano contra ano. O lucro líquido teve incremento de 264,5%, atingindo R$ 80,9 milhões. O lucro líquido por ação cresceu R$ 0,11 chegando a R$ 0,17 por ação. 

Principal indicador de eficiência e geração de caixa da Companhia, o EBITDA ajustado menos CAPEX TOTAL cresceu 108,1% entre abril e junho de 2022, comparado com o registrado nos mesmos meses do ano anterior, atingindo R$ 57,8 milhões. “O crescimento recorde das nossas receitas e EBITIDA, aliado a forte controle de custos, tem nos permitido manter nossos robustos investimentos no desenvolvimento de soluções analíticas de ponta e tecnologia – no segundo caso, um excelente exemplo foi a nossa migração de bases de dados e informações internas da Companhia para a nuvem, em uma parceria com o Google Clouds”, comenta Dirceu Gardel, o CEO da Boa Vista. 

“Também investimos muito, e continuaremos investindo, em aquisições de companhias que acrescentem tecnologia e inteligência analítica e que, se possível, nos abram novos mercados de atuação, como aconteceu com a Acordo Certo e a Konduto. O critério de análise das oportunidades de crescimento inorgânico passa por avaliar se são empresas que ou tenham capacidades analíticas que venham se somar às nossas ou que possuam bases de dados que igualmente enriqueçam as nossas”, conclui o CEO.

Veja, nas tabelas a seguir, os principais resultados da Boa Vista no 2º Tri de 2022: 

Receita Líquida 

EBITDA e EBITDA Ajustado 

EBITDA Ajustado (-) Capex¹ 

 ¹ desconsidera o efeito de ajuste de PPA de aquisições