No ano passado, as vendas em shopping centers durante a Campanha de Dia dos Pais cresceram 45,4% em relação à data comemorativa em 2020. As compras em lojas físicas em shoppings movimentaram quase R$ 4 bilhões nesta data em 2021. Os resultados são da pesquisa da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) que levou em consideração o Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA). 

A projeção para 2022 é que a data comemorativa movimente ainda mais o comércio - principalmente as vendas online. Por isso, o Dia dos Pais é uma oportunidade para sua empresa vender ainda mais, seja ela do segmento de comércio ou de serviços.  

Neste artigo, separamos dicas para sua empresa vender mais e insights para a Campanha de Dia dos Pais em 2022. Acompanhe.  

Dica 1: Monitore as tendências no comportamento de consumo 

Mesmo com a abertura das lojas físicas, a maior parte dos consumidores vai pesquisar e comprar pela internet. Um dos motivos para isso é a praticidade que este modelo de compras garante - sem mencionar nos valores mais atrativos que o de uma loja física. 

Em 2021, as vendas online durante a campanha de Dia dos Pais cresceram 15,9% em comparação ao mesmo período no ano anterior, superando o valor de R$ 6,2 bilhões. E a tendência é que esse número seja ainda maior este ano. 

A maioria dos consumidores deixa para comprar em cima da hora. Esteja preparado para vender mais nos dias que antecedem a data comemorativa. 

Dica 2: Entenda o perfil de consumidor dos pais brasileiros 

Paternidade tradicional é um conceito que você precisa abandonar na sua estratégia. Hoje, existem vários tipos de pais, com desejos e interesses diferentes. 

Para criar uma Campanha de Dia dos Pais, pense em quem é o seu cliente que tem filhos. Conhecendo seu consumidor e tendo em mente que são os filhos dele que precisam ser impactados pela sua estratégia de comunicação, você poderá planejar ações com mais assertividade, atingindo o público que você deseja. 

Dica 3: Planeje estratégias de CRM e comunique clientes 

Uma estratégia de CRM - sigla usada para Customer Relationship Management (trazudido para o português significa Gestão de Relacionamento com o Cliente) - de sucesso requer tempo. Ela deve ser pensada para fidelizar e manter um relacionamento entre o cliente e sua marca. Para captar leads e convertê-los, sua empresa precisa de ações de marketing, como fluxos de e-mails bem desenhados e ofertas específicas para cada público.  

Com uma base de clientes segmentada, você pode desenhar comunicações de acordo com o perfil e com o que o cliente procura, antecipando ofertas e instigando o desejo de compra. 

Além disso, uma campanha de CRM pode ajudar sua empresa a ficar mais próxima do seu consumidor atual, melhorando o relacionamento com este consumidor. Sendo assim, pense em promoções específicas para quem já está na sua base. E como saber do que o seu cliente gosta e quer receber ofertas? Com o uso da inteligência analítica na administração dos dados coletados do usuário durante uma visita a um e-commerce. 

Dica 4: Ofereça vantagens e benefícios aos compradores 

Uma estratégia de vendas que funciona muito bem em qualquer data comemorativa é oferecer vantagens e benefícios ao cliente que compra da sua empresa. Pode ser um cupom de desconto, frete grátis, brinde ou, ainda, cashback.

Os benefícios são muitos, verifique quais fazem sentido para o seu negócio e para os seus clientes. Lembre-se de comunicar todas as vantagens que o consumidor ganha ao comprar de você nos materiais de comunicação da Campanha de Dia dos Pais. 

Dica 5: Use os dados a seu favor para montar kits exclusivos de Dia dos Pais 

Com a inteligência analítica, os dados se transformam em informações relevantes para o seu negócio. É possível entender o que o seu cliente mais procura e sugerir produtos e até kits de presentes.  

Se você tiver uma loja online, pense em uma categoria específica sobre Presente de Dia dos Pais e abuse da criatividade para sugerir ideias. Se você tiver uma loja física, separe um espaço ou prateleiras para colocar dicas de presentes para a data. Além de ajudar o cliente na escolha, sugerir a venda de kits aumenta seu ticket médio. 

Uma data para aumentar suas vendas 

As projeções para o Dia dos Pais em 2022 são otimistas. Os consumidores que irão às compras para a data comemorativa devem movimentar mais de R$ 20 bilhões em presentes, segundo um estudo da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em parceria com a Offerwise Pesquisas. 

Como o Dia dos Pais será comemorado em 14 de agosto, sua empresa ainda tem tempo para planejar estratégias e antecipar a comunicação para vender ainda mais este ano. 

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